Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, Theresa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613
Resumo: Resumo: Este artigo analisa, no recente contexto americano, a tendência de ampliação de um modelo de oferta educacional denominado Charter school. Para tanto, se apoia na literatura internacional sobre o tema e em informações coletadas em pesquisa desenvolvida junto a uma escola Charter de Washington DC. O pressuposto é que este modelo se configura em uma modalidade de privatização da oferta educativa, tendo em vista se tratar de um mecanismo de subsídio público a instituições geridas por setor privado, o qual vem sendo proposto, por fundações e setores governamentais, como alternativa para a educação básica no Brasil.  Palavras-chave: Subsídio público; Charter; Contratos; Privatização; Choice.   Abstract: This article analyzes at recent American context, the trend of expanding a model of educational provision called Charter School. Leaned on the international literature on the subject and collected information on research developed at a Washington DC Charter School. The assumption is that this model is shaped in a form of privatization of educational provision, considering it as a mechanism for public subsidy to institutions managed by the private sector which has been proposed by Foundations and Government  as an alternative to Basic Education in Brazil. Keywords: Public subsidy; Charter schools; Contracts; Privatisation; Choice in education.   Data de registro: 22/01/2014 Data de aceite: 19/02/2014
id UFU-2_dbef9809da4e942eda9b07150e409115
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24613
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação públicaSubsídio públicoCharterContratosPrivatizaçãoSchool-choiceEducaçãoResumo: Este artigo analisa, no recente contexto americano, a tendência de ampliação de um modelo de oferta educacional denominado Charter school. Para tanto, se apoia na literatura internacional sobre o tema e em informações coletadas em pesquisa desenvolvida junto a uma escola Charter de Washington DC. O pressuposto é que este modelo se configura em uma modalidade de privatização da oferta educativa, tendo em vista se tratar de um mecanismo de subsídio público a instituições geridas por setor privado, o qual vem sendo proposto, por fundações e setores governamentais, como alternativa para a educação básica no Brasil.  Palavras-chave: Subsídio público; Charter; Contratos; Privatização; Choice.   Abstract: This article analyzes at recent American context, the trend of expanding a model of educational provision called Charter School. Leaned on the international literature on the subject and collected information on research developed at a Washington DC Charter School. The assumption is that this model is shaped in a form of privatization of educational provision, considering it as a mechanism for public subsidy to institutions managed by the private sector which has been proposed by Foundations and Government  as an alternative to Basic Education in Brazil. Keywords: Public subsidy; Charter schools; Contracts; Privatisation; Choice in education.   Data de registro: 22/01/2014 Data de aceite: 19/02/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2461310.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282Educação e Filosofia; v. 28 n. n. ESP (2014): v.28 n. Especial 2014; 263-2821982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613/15303Copyright (c) 2016 Theresa Adriãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAdrião, Theresa2022-02-09T18:53:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24613Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-02-09T18:53:47Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
title Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
spellingShingle Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
Adrião, Theresa
Subsídio público
Charter
Contratos
Privatização
School-choice
Educação
title_short Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
title_full Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
title_fullStr Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
title_full_unstemmed Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
title_sort Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública
author Adrião, Theresa
author_facet Adrião, Theresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adrião, Theresa
dc.subject.por.fl_str_mv Subsídio público
Charter
Contratos
Privatização
School-choice
Educação
topic Subsídio público
Charter
Contratos
Privatização
School-choice
Educação
description Resumo: Este artigo analisa, no recente contexto americano, a tendência de ampliação de um modelo de oferta educacional denominado Charter school. Para tanto, se apoia na literatura internacional sobre o tema e em informações coletadas em pesquisa desenvolvida junto a uma escola Charter de Washington DC. O pressuposto é que este modelo se configura em uma modalidade de privatização da oferta educativa, tendo em vista se tratar de um mecanismo de subsídio público a instituições geridas por setor privado, o qual vem sendo proposto, por fundações e setores governamentais, como alternativa para a educação básica no Brasil.  Palavras-chave: Subsídio público; Charter; Contratos; Privatização; Choice.   Abstract: This article analyzes at recent American context, the trend of expanding a model of educational provision called Charter School. Leaned on the international literature on the subject and collected information on research developed at a Washington DC Charter School. The assumption is that this model is shaped in a form of privatization of educational provision, considering it as a mechanism for public subsidy to institutions managed by the private sector which has been proposed by Foundations and Government  as an alternative to Basic Education in Brazil. Keywords: Public subsidy; Charter schools; Contracts; Privatisation; Choice in education.   Data de registro: 22/01/2014 Data de aceite: 19/02/2014
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28nEspeciala2014-P263a282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24613/15303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Theresa Adrião
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Theresa Adrião
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 28 n. n. ESP (2014): v.28 n. Especial 2014; 263-282
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383899717632