Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Sérgio Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931
Resumo: Este ensaio busca fornecer subsídios antropológicos e epistemológicos imprescindíveis à introdução do debate pedagógico. Para tal, buscaremos a descrição dos perfis de homem e das formas de conhecimento hegemónicos nos diversos modos de produção, ao longo da história do Ocidente. Acreditamos que estes produtos históricos, aqui apresentados de forma didática, constituíram-se a partir das necessidades concretas dos indivíduos, na luta pela subsistência, em períodos históricos específicos. Entretanto, esta alteridade não significa que um perfil de homem e uma forma de conhecimento ficaram circunscritos ao seu tempo de origem. Pelo contrário, não raro, somos hoje surpreendidos por atitudes ou comportamentos influenciados pelas diversas concepções de homem e pelas muitas formas de conhecimento, num mesmo dia, por exemplo. No cotidiano escolar, como ilustração, ora revelamos conceitos de disciplina, metodologia ou poder inspirados nos mitos, ora os problematizamos sensíveis às suas contradições históricas, ou mesmo, exibirmos exigências técnico-cientificistas em torno destes temas. Ou seja, se por um lado acreditamos que gênese destes produtos históricos obedeceu a uma evolução, por outro, há uma manifestação sincrônica dos mesmos, nas mais diversas relações sociais entre os indivíduos. Palavras-chave: Antropologia; Perfis de homem; Formas de conhecimento; Reflexão pedagógica.
id UFU-2_dd3bb1f27ee3fbcbb1509e09c5f2926a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/931
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógicaAntropologiaPerfis de homemFormas de conhecimentoReflexão pedagógicaEste ensaio busca fornecer subsídios antropológicos e epistemológicos imprescindíveis à introdução do debate pedagógico. Para tal, buscaremos a descrição dos perfis de homem e das formas de conhecimento hegemónicos nos diversos modos de produção, ao longo da história do Ocidente. Acreditamos que estes produtos históricos, aqui apresentados de forma didática, constituíram-se a partir das necessidades concretas dos indivíduos, na luta pela subsistência, em períodos históricos específicos. Entretanto, esta alteridade não significa que um perfil de homem e uma forma de conhecimento ficaram circunscritos ao seu tempo de origem. Pelo contrário, não raro, somos hoje surpreendidos por atitudes ou comportamentos influenciados pelas diversas concepções de homem e pelas muitas formas de conhecimento, num mesmo dia, por exemplo. No cotidiano escolar, como ilustração, ora revelamos conceitos de disciplina, metodologia ou poder inspirados nos mitos, ora os problematizamos sensíveis às suas contradições históricas, ou mesmo, exibirmos exigências técnico-cientificistas em torno destes temas. Ou seja, se por um lado acreditamos que gênese destes produtos históricos obedeceu a uma evolução, por outro, há uma manifestação sincrônica dos mesmos, nas mais diversas relações sociais entre os indivíduos. Palavras-chave: Antropologia; Perfis de homem; Formas de conhecimento; Reflexão pedagógica.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/93110.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 169-1841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931/845Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Sérgio Pereira2022-11-11T17:38:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/931Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-11T17:38:31Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
title Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
spellingShingle Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
da Silva, Sérgio Pereira
Antropologia
Perfis de homem
Formas de conhecimento
Reflexão pedagógica
title_short Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
title_full Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
title_fullStr Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
title_full_unstemmed Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
title_sort Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
author da Silva, Sérgio Pereira
author_facet da Silva, Sérgio Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Sérgio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Perfis de homem
Formas de conhecimento
Reflexão pedagógica
topic Antropologia
Perfis de homem
Formas de conhecimento
Reflexão pedagógica
description Este ensaio busca fornecer subsídios antropológicos e epistemológicos imprescindíveis à introdução do debate pedagógico. Para tal, buscaremos a descrição dos perfis de homem e das formas de conhecimento hegemónicos nos diversos modos de produção, ao longo da história do Ocidente. Acreditamos que estes produtos históricos, aqui apresentados de forma didática, constituíram-se a partir das necessidades concretas dos indivíduos, na luta pela subsistência, em períodos históricos específicos. Entretanto, esta alteridade não significa que um perfil de homem e uma forma de conhecimento ficaram circunscritos ao seu tempo de origem. Pelo contrário, não raro, somos hoje surpreendidos por atitudes ou comportamentos influenciados pelas diversas concepções de homem e pelas muitas formas de conhecimento, num mesmo dia, por exemplo. No cotidiano escolar, como ilustração, ora revelamos conceitos de disciplina, metodologia ou poder inspirados nos mitos, ora os problematizamos sensíveis às suas contradições históricas, ou mesmo, exibirmos exigências técnico-cientificistas em torno destes temas. Ou seja, se por um lado acreditamos que gênese destes produtos históricos obedeceu a uma evolução, por outro, há uma manifestação sincrônica dos mesmos, nas mais diversas relações sociais entre os indivíduos. Palavras-chave: Antropologia; Perfis de homem; Formas de conhecimento; Reflexão pedagógica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931
10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/931/845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sérgio Pereira da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 169-184
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232193003520