NOTAS SOBRE O TRAJETO APORÉTICO DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA NO PENSAMENTO DE DERRIDA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14271 |
Resumo: | O objetivo deste texto consiste em apresentar as linhas gerais do que, em termos desconstrutivos, seria a experiência mais radical ou constitutiva de toda experiência: a experiência da aporia. Uma espécie de não-experiência ou de experiência impossível que seria, ela mesma, a condição de impossibilidade de toda experiência possível. Para tanto, buscaremos analisar alguns usos do termo "experiência" ao longo da obra de Jacques Derrida.ReferênciasCAPUTO, J. D. The prayers and the tears of Jacques Derrida: religion without religion. Bloomington: Indiana University Press, 1997.DERR IDA, J. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras,1997______. A voz e o fenômeno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994a.______. Éperons: les styles de Nietzsche. Paris: Flammarion, 1978.______. Espectros de Marx: o Estado da dívida, o trabalho de luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994b.______. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.______. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1999.______. Memórias de cego: o auto-retrato e outras ruínas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.______. Paixões. Campinas: Papirus, 1995a.______. Psyché: inventions de l'autre. Paris: Galilée, 1987.______. Salvo o nome. Campinas: Papirus, 1995b.GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.HEIDEGGER, M. Fenomenologia da vida religiosa. Petrópolis: Vozes, 2010.Data de registro:03/10/2011Data de aceite:03/10/2012 |
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