A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25122 |
Resumo: | *Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e do PPGFil da Universidade Estadual de Londrina (UEL).Apoio: Fundação Araucária. CAPES. CNPq.A educação como uma  ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.Resumo: Em "Kant & a Educação", Cláudio Dalbosco explora os vínculos entre filosofia e educação na obra de Kant. A proposta é, no mínimo, polêmica, pois aborda um filósofo que, rezam as interpretações convencionais, pouco teria a dizer à educação, pelo simples fato de Kant ser um filósofo genuíno, sistemático e, por isso mesmo, seus interesses situar-se-iam bem acima das "meras questões educacionais". Ou seja, seria justamente pelo fato de Kant ser um filósofo sistemático que dar-se-ia a disjunção entre o seu labor reflexivo-sistemático e um interesse mais intensivo pela educação. O fato de Kant ter demonstrado algum interesse pela educação, pois foi professor, e ministrou cursos sobre Pedagogia, não alteraria em nada o diagnóstico, pois tratar-se-ia meramente de um empenho secundário, não propriamente filosófico: de fato um livrinho interessante, porém, incomparável com as suntuosas elaborações sistemáticas das críticas.Data de registro: 18/03/2014Data de aceite: 10/02/2015 |
id |
UFU-2_ee763a1f7dace3a096539c90026081d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/25122 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.Kant. Educação. Razão. Ideia.*Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e do PPGFil da Universidade Estadual de Londrina (UEL).Apoio: Fundação Araucária. CAPES. CNPq.A educação como uma  ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.Resumo: Em "Kant & a Educação", Cláudio Dalbosco explora os vínculos entre filosofia e educação na obra de Kant. A proposta é, no mínimo, polêmica, pois aborda um filósofo que, rezam as interpretações convencionais, pouco teria a dizer à educação, pelo simples fato de Kant ser um filósofo genuíno, sistemático e, por isso mesmo, seus interesses situar-se-iam bem acima das "meras questões educacionais". Ou seja, seria justamente pelo fato de Kant ser um filósofo sistemático que dar-se-ia a disjunção entre o seu labor reflexivo-sistemático e um interesse mais intensivo pela educação. O fato de Kant ter demonstrado algum interesse pela educação, pois foi professor, e ministrou cursos sobre Pedagogia, não alteraria em nada o diagnóstico, pois tratar-se-ia meramente de um empenho secundário, não propriamente filosófico: de fato um livrinho interessante, porém, incomparável com as suntuosas elaborações sistemáticas das críticas.Data de registro: 18/03/2014Data de aceite: 10/02/2015 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2512210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p489a494Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 489-4941982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25122/17983Copyright (c) 2016 José Fernandes Weberinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeber, José Fernandes2021-03-30T16:38:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/25122Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:38:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
title |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
spellingShingle |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. Weber, José Fernandes Kant. Educação. Razão. Ideia. |
title_short |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
title_full |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
title_fullStr |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
title_full_unstemmed |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
title_sort |
A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p. |
author |
Weber, José Fernandes |
author_facet |
Weber, José Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, José Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kant. Educação. Razão. Ideia. |
topic |
Kant. Educação. Razão. Ideia. |
description |
*Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e do PPGFil da Universidade Estadual de Londrina (UEL).Apoio: Fundação Araucária. CAPES. CNPq.A educação como uma  ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.Resumo: Em "Kant & a Educação", Cláudio Dalbosco explora os vínculos entre filosofia e educação na obra de Kant. A proposta é, no mínimo, polêmica, pois aborda um filósofo que, rezam as interpretações convencionais, pouco teria a dizer à educação, pelo simples fato de Kant ser um filósofo genuíno, sistemático e, por isso mesmo, seus interesses situar-se-iam bem acima das "meras questões educacionais". Ou seja, seria justamente pelo fato de Kant ser um filósofo sistemático que dar-se-ia a disjunção entre o seu labor reflexivo-sistemático e um interesse mais intensivo pela educação. O fato de Kant ter demonstrado algum interesse pela educação, pois foi professor, e ministrou cursos sobre Pedagogia, não alteraria em nada o diagnóstico, pois tratar-se-ia meramente de um empenho secundário, não propriamente filosófico: de fato um livrinho interessante, porém, incomparável com as suntuosas elaborações sistemáticas das críticas.Data de registro: 18/03/2014Data de aceite: 10/02/2015 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25122 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p489a494 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25122 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p489a494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25122/17983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 José Fernandes Weber info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 José Fernandes Weber |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 489-494 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384248893440 |