Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Catarina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Gizele de, Barbosa, Etienne Baldez Louzada, França, Franciele Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46675
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885
https://orcid.org/0000-0002-6487-4300
https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
https://orcid.org/0000-0003-3161-6572
Resumo: Este estudo tem como foco rastrear vestígios deixados por Enzo Catarsi, em sua obra, relacionados à educação das crianças, em especial, as bem pequenas. Por tratar-se de indícios evidenciados pelo fio do nome, este texto dialoga com historiadores como Carlo Ginzburg, no sentido de entender o nome como aquilo que distingue o indivíduo dentro da sociedade em que vive, que carrega significados, que não é neutro e, de acordo com a trajetória de cada um, traduz relações sociais, expressa tradições e pode indicar práticas vividas. Percorrer as proposições de Catarsi, para a educação da criança de 0 a 3 anos, é identificar um eco em estudos italianos e internacionais, que o apontam como especialista em serviços para o atendimento da educação da infância e como um estudioso da pedagogia e de programas de apoio à família. Diante disso, apresenta-se como escopo central explicitar as proposições pedagógicas e curriculares tecidas por Catarsi, explorando e dialogando com questões importantes para o autor, tais como: a dimensão do cuidado; a participação da família na instituição educativa; as tecituras entre arte, literatura e a expressividade infantil; o “approccio toscano”; os processos formativos e a profissionalização docente.
id UNB_e432a7d128dbe0507ba16af0e4f873a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46675
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anosThrough the name : Enzo Catarsi's propositions for children from 0 to 3 yearsEducação de criançasCrechesCatarsi, EnzoEste estudo tem como foco rastrear vestígios deixados por Enzo Catarsi, em sua obra, relacionados à educação das crianças, em especial, as bem pequenas. Por tratar-se de indícios evidenciados pelo fio do nome, este texto dialoga com historiadores como Carlo Ginzburg, no sentido de entender o nome como aquilo que distingue o indivíduo dentro da sociedade em que vive, que carrega significados, que não é neutro e, de acordo com a trajetória de cada um, traduz relações sociais, expressa tradições e pode indicar práticas vividas. Percorrer as proposições de Catarsi, para a educação da criança de 0 a 3 anos, é identificar um eco em estudos italianos e internacionais, que o apontam como especialista em serviços para o atendimento da educação da infância e como um estudioso da pedagogia e de programas de apoio à família. Diante disso, apresenta-se como escopo central explicitar as proposições pedagógicas e curriculares tecidas por Catarsi, explorando e dialogando com questões importantes para o autor, tais como: a dimensão do cuidado; a participação da família na instituição educativa; as tecituras entre arte, literatura e a expressividade infantil; o “approccio toscano”; os processos formativos e a profissionalização docente.This study focuses on tracking traces left by Enzo Catarsi, in his work, related to the education of children, especially the very young ones. Because it is about clues evidenced by the name thread, this text dialogues with historians such as Carlo Ginzburg, in the sense of understanding the name as what distinguishes the individual within the society in which he lives, which carries meanings, which is not neutral and, according to the trajectory of each one, it translates social relationships, expresses traditions and can indicate lived practices. Going through Catarsi's propositions for the education of children aged 0 to 3 years is to identify an echo in Italian and international studies, which points to him as a specialist in services for the provision of childhood education and as a scholar of pedagogy and family support programs. Therefore, it is presented as a central scope to explain the pedagogical and curricular propositions woven by Catarsi, exploring and dialoguing with important issues for the author, such as the dimension of care; the participation of the family in the educational institution; the weaving between art, literature and children's expressiveness; the “approccio toscano”; the training processes and teacher professionalization.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de AlagoasUniversidade Federal do ParanáUniversidade Federal do ParanáUniversidade de BrasíliaUniversidade de São PauloMoro, CatarinaSouza, Gizele deBarbosa, Etienne Baldez LouzadaFrança, Franciele Ferreira2023-10-16T10:58:58Z2023-10-16T10:58:58Z2022-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORO, Catarina et al. Pelo fio do nome: as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Esp, p. 445-467, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12637. Acesso em: 16 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46675https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467https://orcid.org/0000-0003-3109-5885https://orcid.org/0000-0002-6487-4300https://orcid.org/0000-0001-6780-3148https://orcid.org/0000-0003-3161-6572por(CC BY NC ND) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-16T10:58:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/46675Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-16T10:58:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
Through the name : Enzo Catarsi's propositions for children from 0 to 3 years
title Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
spellingShingle Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
Moro, Catarina
Educação de crianças
Creches
Catarsi, Enzo
title_short Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
title_full Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
title_fullStr Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
title_full_unstemmed Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
title_sort Pelo fio do nome : as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos
author Moro, Catarina
author_facet Moro, Catarina
Souza, Gizele de
Barbosa, Etienne Baldez Louzada
França, Franciele Ferreira
author_role author
author2 Souza, Gizele de
Barbosa, Etienne Baldez Louzada
França, Franciele Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná
Universidade de Brasília
Universidade de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Catarina
Souza, Gizele de
Barbosa, Etienne Baldez Louzada
França, Franciele Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Creches
Catarsi, Enzo
topic Educação de crianças
Creches
Catarsi, Enzo
description Este estudo tem como foco rastrear vestígios deixados por Enzo Catarsi, em sua obra, relacionados à educação das crianças, em especial, as bem pequenas. Por tratar-se de indícios evidenciados pelo fio do nome, este texto dialoga com historiadores como Carlo Ginzburg, no sentido de entender o nome como aquilo que distingue o indivíduo dentro da sociedade em que vive, que carrega significados, que não é neutro e, de acordo com a trajetória de cada um, traduz relações sociais, expressa tradições e pode indicar práticas vividas. Percorrer as proposições de Catarsi, para a educação da criança de 0 a 3 anos, é identificar um eco em estudos italianos e internacionais, que o apontam como especialista em serviços para o atendimento da educação da infância e como um estudioso da pedagogia e de programas de apoio à família. Diante disso, apresenta-se como escopo central explicitar as proposições pedagógicas e curriculares tecidas por Catarsi, explorando e dialogando com questões importantes para o autor, tais como: a dimensão do cuidado; a participação da família na instituição educativa; as tecituras entre arte, literatura e a expressividade infantil; o “approccio toscano”; os processos formativos e a profissionalização docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
2023-10-16T10:58:58Z
2023-10-16T10:58:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORO, Catarina et al. Pelo fio do nome: as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Esp, p. 445-467, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12637. Acesso em: 16 out. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46675
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885
https://orcid.org/0000-0002-6487-4300
https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
https://orcid.org/0000-0003-3161-6572
identifier_str_mv MORO, Catarina et al. Pelo fio do nome: as proposições de Enzo Catarsi para as crianças de 0 a 3 anos. Debates em Educação, Maceió, v. 14, n. Esp, p. 445-467, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12637. Acesso em: 16 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46675
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp445-467
https://orcid.org/0000-0003-3109-5885
https://orcid.org/0000-0002-6487-4300
https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
https://orcid.org/0000-0003-3161-6572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580885285634048