Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Mara Rúbia Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716
Resumo: Abstract: This paper analyses the change of the paradigm in the social epistemological and pedagogic field concerning the modern model of disciplines, for which a great contribution has been made by the University and specially by the Human and Social Sciences. From the historical perspective, indicators have been drawn of the urgency to crate a pos-modern interdisciplinary paradigm, since it reveled the anachronism in Education and the University, in the face of current social and cultural configurations on spite of prevailing neoliberalism tendencies.   Resumo: Este trabalho analisa a mudança paradigmática no âmbito social, epistemológico e pedagógico, relativamente ao modelo moderno de disciplinarização, para o qual contribuíram a universidade e as Ciências Humanas e Sociais. A partir de uma perspectiva histórica desde processo, delineamos indicadores da emergência de um paradigma interdisciplinar pós-moderno, que tem revelado o anacronismo da educação e da universidade frente as atuais conformações socioculturais, a despeito da vertente dominante do neoliberalismo. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Universidade.
id UFU-2_f008c5a977fb1680c7f6bd86e47bdc0e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/716
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidadeEducaçãoFilosofiaUniversidadeAbstract: This paper analyses the change of the paradigm in the social epistemological and pedagogic field concerning the modern model of disciplines, for which a great contribution has been made by the University and specially by the Human and Social Sciences. From the historical perspective, indicators have been drawn of the urgency to crate a pos-modern interdisciplinary paradigm, since it reveled the anachronism in Education and the University, in the face of current social and cultural configurations on spite of prevailing neoliberalism tendencies.   Resumo: Este trabalho analisa a mudança paradigmática no âmbito social, epistemológico e pedagógico, relativamente ao modelo moderno de disciplinarização, para o qual contribuíram a universidade e as Ciências Humanas e Sociais. A partir de uma perspectiva histórica desde processo, delineamos indicadores da emergência de um paradigma interdisciplinar pós-moderno, que tem revelado o anacronismo da educação e da universidade frente as atuais conformações socioculturais, a despeito da vertente dominante do neoliberalismo. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Universidade.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71610.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-716Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 105-1271982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716/651Copyright (c) 2016 Mara Rúbia Alves Veríssimohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Mara Rúbia Alves2023-03-28T17:37:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/716Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-28T17:37:10Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
title Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
spellingShingle Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
Veríssimo, Mara Rúbia Alves
Educação
Filosofia
Universidade
title_short Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
title_full Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
title_fullStr Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
title_full_unstemmed Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
title_sort Do paradigma disciplinar ao paradigma interdisciplinar: uma questão para a universidade
author Veríssimo, Mara Rúbia Alves
author_facet Veríssimo, Mara Rúbia Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Mara Rúbia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Universidade
topic Educação
Filosofia
Universidade
description Abstract: This paper analyses the change of the paradigm in the social epistemological and pedagogic field concerning the modern model of disciplines, for which a great contribution has been made by the University and specially by the Human and Social Sciences. From the historical perspective, indicators have been drawn of the urgency to crate a pos-modern interdisciplinary paradigm, since it reveled the anachronism in Education and the University, in the face of current social and cultural configurations on spite of prevailing neoliberalism tendencies.   Resumo: Este trabalho analisa a mudança paradigmática no âmbito social, epistemológico e pedagógico, relativamente ao modelo moderno de disciplinarização, para o qual contribuíram a universidade e as Ciências Humanas e Sociais. A partir de uma perspectiva histórica desde processo, delineamos indicadores da emergência de um paradigma interdisciplinar pós-moderno, que tem revelado o anacronismo da educação e da universidade frente as atuais conformações socioculturais, a despeito da vertente dominante do neoliberalismo. Palavras-chave: Educação; Filosofia; Universidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716
10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-716
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/716/651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Mara Rúbia Alves Veríssimo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Mara Rúbia Alves Veríssimo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 15 n. 29 (2001): v.15 n.29 jan./jun. 2001; 105-127
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231622578176