Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semeraro, Giovanni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025
Resumo: FILOSOFIA DA PRÁXIS E AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS POPULARES RESUMO: O  artigo  resgata  o  sentido  “revolucionário”  da  filosofia  da  práxis inaugurada por K. Marx e aprofundada por A. Gramsci e aponta conexões com  as  atuais  práticas  político-pedagógicas  populares.  Mostra  como Marx revoluciona a concepção de filosofia não apenas porque unifica inseparavelmente pensamento e atividade material, teoria e prática, mas, principalmente pelo fato inaudito de reconhecer o protagonismo histórico do proletariado. É Gramsci, no entanto, quem explicita, amplia e atualiza de maneira original as virtualidades da filosofia da práxis mostrando os aspectos que a projetam como a mais avançada visão de mundo e como expressão  revolucionária  das  classes  subalternas  que  se  organizam politicamente  para  romper  com  a  submissão  e  se  tornar  dirigentes. Sendo uma construção histórica que assume diferentes configurações em diversas situações e lugares, o artigo traça uma análise das novas formas que hoje a filosofia da práxis apresenta nas insurgências populares que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo. Palavras-chave: Filosofia. Política. Educação. RIASSUNTO: L’articolo  riscatta  la  dimensione  “rivoluzionaria”  della  filosofia  della prassi inaugurata da K. Marx e approfondita da A. Gramsci e segnala punti di contatto con le attuali pratiche politico-pedagogiche popolari. Mette  in  evidenza  come  Marx  rivoluziona  la  concezione  di  filosofia non solo perché unifica inseparabilmente pensiero e attività materiale, teoria e pratica, ma principalmente per il fatto inaudito di riconoscere il  protagonismo  storico  del  proletariato.  È  Gramsci,  però,  l’autore che esplicita, allarga e attualizza in modo originale le virtualità della filosofia della prassi mostrando gli aspetti che la proiettano come la più avanzata visione di mondo e come espressione rivoluzionaria delle classi subalterne che si organizzano politicamente per vincere la sottomissione e diventare dirigenti. Essendo una costruzione storica che assume differenti configurazioni in diversi luoghi e situazioni, l’articolo traccia un’analisi delle forme che oggi la filosofia della prassi presenta nelle insorgenze popolari che avvengono in Brasile e nel mondo. Parole chiave: Filosofia. Politica. Educazione. Data de registro: 10/03/2014 Data de aceite:23/04/2014
id UFU-2_f3ae8ffbe64ceb46dffd8ef8e2f5af60
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/25025
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas popularesFilosofiaPolíticaEducaçãoFILOSOFIA DA PRÁXIS E AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS POPULARES RESUMO: O  artigo  resgata  o  sentido  “revolucionário”  da  filosofia  da  práxis inaugurada por K. Marx e aprofundada por A. Gramsci e aponta conexões com  as  atuais  práticas  político-pedagógicas  populares.  Mostra  como Marx revoluciona a concepção de filosofia não apenas porque unifica inseparavelmente pensamento e atividade material, teoria e prática, mas, principalmente pelo fato inaudito de reconhecer o protagonismo histórico do proletariado. É Gramsci, no entanto, quem explicita, amplia e atualiza de maneira original as virtualidades da filosofia da práxis mostrando os aspectos que a projetam como a mais avançada visão de mundo e como expressão  revolucionária  das  classes  subalternas  que  se  organizam politicamente  para  romper  com  a  submissão  e  se  tornar  dirigentes. Sendo uma construção histórica que assume diferentes configurações em diversas situações e lugares, o artigo traça uma análise das novas formas que hoje a filosofia da práxis apresenta nas insurgências populares que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo. Palavras-chave: Filosofia. Política. Educação. RIASSUNTO: L’articolo  riscatta  la  dimensione  “rivoluzionaria”  della  filosofia  della prassi inaugurata da K. Marx e approfondita da A. Gramsci e segnala punti di contatto con le attuali pratiche politico-pedagogiche popolari. Mette  in  evidenza  come  Marx  rivoluziona  la  concezione  di  filosofia non solo perché unifica inseparabilmente pensiero e attività materiale, teoria e pratica, ma principalmente per il fatto inaudito di riconoscere il  protagonismo  storico  del  proletariato.  È  Gramsci,  però,  l’autore che esplicita, allarga e attualizza in modo originale le virtualità della filosofia della prassi mostrando gli aspetti che la proiettano come la più avanzata visione di mondo e come espressione rivoluzionaria delle classi subalterne che si organizzano politicamente per vincere la sottomissione e diventare dirigenti. Essendo una costruzione storica che assume differenti configurazioni in diversi luoghi e situazioni, l’articolo traccia un’analisi delle forme che oggi la filosofia della prassi presenta nelle insorgenze popolari che avvengono in Brasile e nel mondo. Parole chiave: Filosofia. Politica. Educazione. Data de registro: 10/03/2014 Data de aceite:23/04/2014EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2502510.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p131-148Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 131-1481982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025/15359Copyright (c) 2016 Giovanni Semerarohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSemeraro, Giovanni2022-09-05T19:31:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/25025Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-09-05T19:31:20Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
title Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
spellingShingle Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
Semeraro, Giovanni
Filosofia
Política
Educação
title_short Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
title_full Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
title_fullStr Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
title_full_unstemmed Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
title_sort Filosofia da práxis e as práticas político-pedagógicas populares
author Semeraro, Giovanni
author_facet Semeraro, Giovanni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Semeraro, Giovanni
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Política
Educação
topic Filosofia
Política
Educação
description FILOSOFIA DA PRÁXIS E AS PRÁTICAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS POPULARES RESUMO: O  artigo  resgata  o  sentido  “revolucionário”  da  filosofia  da  práxis inaugurada por K. Marx e aprofundada por A. Gramsci e aponta conexões com  as  atuais  práticas  político-pedagógicas  populares.  Mostra  como Marx revoluciona a concepção de filosofia não apenas porque unifica inseparavelmente pensamento e atividade material, teoria e prática, mas, principalmente pelo fato inaudito de reconhecer o protagonismo histórico do proletariado. É Gramsci, no entanto, quem explicita, amplia e atualiza de maneira original as virtualidades da filosofia da práxis mostrando os aspectos que a projetam como a mais avançada visão de mundo e como expressão  revolucionária  das  classes  subalternas  que  se  organizam politicamente  para  romper  com  a  submissão  e  se  tornar  dirigentes. Sendo uma construção histórica que assume diferentes configurações em diversas situações e lugares, o artigo traça uma análise das novas formas que hoje a filosofia da práxis apresenta nas insurgências populares que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo. Palavras-chave: Filosofia. Política. Educação. RIASSUNTO: L’articolo  riscatta  la  dimensione  “rivoluzionaria”  della  filosofia  della prassi inaugurata da K. Marx e approfondita da A. Gramsci e segnala punti di contatto con le attuali pratiche politico-pedagogiche popolari. Mette  in  evidenza  come  Marx  rivoluziona  la  concezione  di  filosofia non solo perché unifica inseparabilmente pensiero e attività materiale, teoria e pratica, ma principalmente per il fatto inaudito di riconoscere il  protagonismo  storico  del  proletariato.  È  Gramsci,  però,  l’autore che esplicita, allarga e attualizza in modo originale le virtualità della filosofia della prassi mostrando gli aspetti che la proiettano come la più avanzata visione di mondo e come espressione rivoluzionaria delle classi subalterne che si organizzano politicamente per vincere la sottomissione e diventare dirigenti. Essendo una costruzione storica che assume differenti configurazioni in diversi luoghi e situazioni, l’articolo traccia un’analisi delle forme che oggi la filosofia della prassi presenta nelle insorgenze popolari che avvengono in Brasile e nel mondo. Parole chiave: Filosofia. Politica. Educazione. Data de registro: 10/03/2014 Data de aceite:23/04/2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025
10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p131-148
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025
identifier_str_mv 10.14393/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p131-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25025/15359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Giovanni Semeraro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Giovanni Semeraro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 28 n. 55 (2014): v.28 n.55 jan./jun. 2014; 131-148
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355384234213376