A questão freireana da educação como práxis político-filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Tânia Maria Marinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1005
Resumo: Não nos dirigimos, neste texto, ao tratamento da crise das forças políticas que envolveram o regime socialista. mas abordamos, sim, a conseqüente transformação do Marxismo, na qual posicionamos a política educacional formulada por Paulo Freire. Respondendo. no campo da educação, a tais transformações, sua política educacional tem, na "filosofia da práxis", o esteio filosófico que, varando do século XX, faz-se frente absoluta para que o velho Marx, renovado, possa ser pensado também no século XXI. Pretendemos, assim, dar uma contribuição às discussões quanto a novas respostas do Marxismo, especificamente no que tange à esfera política da educação. Palavras-chave: Marxismo; Paulo Freire; Filosofia da práxis; Política da educação.
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