Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco , Cláudio Almir
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mühl, Eldon Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642
Resumo: Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional Resumo: O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, elenca e interpreta quatro fatores principais da fragilidade teórica e da frouxidão conceitual das pesquisas educacionais: o filosófico, o epistemológico, o político e o pedagógico. Por fim, problematiza o estatuto e a finalidade da filosofia da educação, concebendo o diálogo crítico com a tradição intelectual como uma das formas mais genuínas de sua contribuição à pesquisa educacional. Palavras-chave: Educação; Pesquisa Educacional; Filosofia da Educação; Conhecimento.  Philosophy of education and educational research: theoretical fragility in educational research Abstract: The essay deals with the problem of the theoretical fragility of the Brazilian educational research field and develops the hypothesis that such fragility is due to the fact that educational research has forgotten the issue of the validity of its own knowledge as it abandoned the critical and creative dialogue with tradition. Based on Gatti, the text presents, initially, a diagnosis of the theoretical fragility of Brazilian educational research. In the sequence, it compares and interprets four main factors of the theoretical fragility and the conceptual laxity of the educational research: philosophical, epistemological, political and pedagogical. Finally, the essay problematizes the status and purpose of the philosophy of education by conceiving critical dialogue with the intellectual tradition as one of the most genuine forms of contribution to the educational research. Keywords: Education; Educational Research; Philosophy of Education; Knowledge. Filosofía de la educación e investigación educativa: fragilidad teórica en la investigación educativa Resumen: Este ensayo aborda el problema de la fragilidad teórica del campo de la investigación educativa brasileña y desarrolla la hipótesis de que tal fragilidad se debe al hecho de que la investigación ha olvidado la cuestión de la validez de su propio conocimiento al abandonar el diálogo crítico y creativo con tradición. El texto presenta, inicialmente, basado en Gatti, un diagnóstico de la fragilidad teórica de la investigación educativa brasileña. En la secuencia, compara e interpreta cuatro factores principales de la fragilidad teórica y la laxitud conceptual de las investigaciones educativas: la filosófica, la epistemológica, la política y la pedagógica. Finalmente, problematiza el estado y el propósito de la filosofía de la educación al concebir el diálogo crítico con la tradición intelectual como una de las formas más genuinas de su contribución a la investigación educativa. Palabras-clave: Educación; Investigación educativa; Filosofía de la educación; Conocimiento. Data de registro: 16/07/2019 Data de aceite: 30/10/2019
id UFU-2_f4a96e8107999ddb4592551e2de2a89b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49642
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacionalEducaçãoPesquisa EducacionalFilosofia da EducaçãoConhecimentoFilosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional Resumo: O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, elenca e interpreta quatro fatores principais da fragilidade teórica e da frouxidão conceitual das pesquisas educacionais: o filosófico, o epistemológico, o político e o pedagógico. Por fim, problematiza o estatuto e a finalidade da filosofia da educação, concebendo o diálogo crítico com a tradição intelectual como uma das formas mais genuínas de sua contribuição à pesquisa educacional. Palavras-chave: Educação; Pesquisa Educacional; Filosofia da Educação; Conhecimento.  Philosophy of education and educational research: theoretical fragility in educational research Abstract: The essay deals with the problem of the theoretical fragility of the Brazilian educational research field and develops the hypothesis that such fragility is due to the fact that educational research has forgotten the issue of the validity of its own knowledge as it abandoned the critical and creative dialogue with tradition. Based on Gatti, the text presents, initially, a diagnosis of the theoretical fragility of Brazilian educational research. In the sequence, it compares and interprets four main factors of the theoretical fragility and the conceptual laxity of the educational research: philosophical, epistemological, political and pedagogical. Finally, the essay problematizes the status and purpose of the philosophy of education by conceiving critical dialogue with the intellectual tradition as one of the most genuine forms of contribution to the educational research. Keywords: Education; Educational Research; Philosophy of Education; Knowledge. Filosofía de la educación e investigación educativa: fragilidad teórica en la investigación educativa Resumen: Este ensayo aborda el problema de la fragilidad teórica del campo de la investigación educativa brasileña y desarrolla la hipótesis de que tal fragilidad se debe al hecho de que la investigación ha olvidado la cuestión de la validez de su propio conocimiento al abandonar el diálogo crítico y creativo con tradición. El texto presenta, inicialmente, basado en Gatti, un diagnóstico de la fragilidad teórica de la investigación educativa brasileña. En la secuencia, compara e interpreta cuatro factores principales de la fragilidad teórica y la laxitud conceptual de las investigaciones educativas: la filosófica, la epistemológica, la política y la pedagógica. Finalmente, problematiza el estado y el propósito de la filosofía de la educación al concebir el diálogo crítico con la tradición intelectual como una de las formas más genuinas de su contribución a la investigación educativa. Palabras-clave: Educación; Investigación educativa; Filosofía de la educación; Conocimiento. Data de registro: 16/07/2019 Data de aceite: 30/10/2019EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4964210.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49642Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 251-2771982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642/30980https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642/35801Copyright (c) 2020 Cláudio Almir Dalbosco; Eldon Henrique Mühlhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco , Cláudio Almir Mühl, Eldon Henrique2023-03-20T18:42:29Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49642Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:42:29Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
title Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
spellingShingle Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
Dalbosco , Cláudio Almir
Educação
Pesquisa Educacional
Filosofia da Educação
Conhecimento
title_short Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
title_full Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
title_fullStr Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
title_full_unstemmed Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
title_sort Filosofia da educação e pesquisa educacional:: fragilidade teórica na investigação educacional
author Dalbosco , Cláudio Almir
author_facet Dalbosco , Cláudio Almir
Mühl, Eldon Henrique
author_role author
author2 Mühl, Eldon Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco , Cláudio Almir
Mühl, Eldon Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pesquisa Educacional
Filosofia da Educação
Conhecimento
topic Educação
Pesquisa Educacional
Filosofia da Educação
Conhecimento
description Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional Resumo: O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, elenca e interpreta quatro fatores principais da fragilidade teórica e da frouxidão conceitual das pesquisas educacionais: o filosófico, o epistemológico, o político e o pedagógico. Por fim, problematiza o estatuto e a finalidade da filosofia da educação, concebendo o diálogo crítico com a tradição intelectual como uma das formas mais genuínas de sua contribuição à pesquisa educacional. Palavras-chave: Educação; Pesquisa Educacional; Filosofia da Educação; Conhecimento.  Philosophy of education and educational research: theoretical fragility in educational research Abstract: The essay deals with the problem of the theoretical fragility of the Brazilian educational research field and develops the hypothesis that such fragility is due to the fact that educational research has forgotten the issue of the validity of its own knowledge as it abandoned the critical and creative dialogue with tradition. Based on Gatti, the text presents, initially, a diagnosis of the theoretical fragility of Brazilian educational research. In the sequence, it compares and interprets four main factors of the theoretical fragility and the conceptual laxity of the educational research: philosophical, epistemological, political and pedagogical. Finally, the essay problematizes the status and purpose of the philosophy of education by conceiving critical dialogue with the intellectual tradition as one of the most genuine forms of contribution to the educational research. Keywords: Education; Educational Research; Philosophy of Education; Knowledge. Filosofía de la educación e investigación educativa: fragilidad teórica en la investigación educativa Resumen: Este ensayo aborda el problema de la fragilidad teórica del campo de la investigación educativa brasileña y desarrolla la hipótesis de que tal fragilidad se debe al hecho de que la investigación ha olvidado la cuestión de la validez de su propio conocimiento al abandonar el diálogo crítico y creativo con tradición. El texto presenta, inicialmente, basado en Gatti, un diagnóstico de la fragilidad teórica de la investigación educativa brasileña. En la secuencia, compara e interpreta cuatro factores principales de la fragilidad teórica y la laxitud conceptual de las investigaciones educativas: la filosófica, la epistemológica, la política y la pedagógica. Finalmente, problematiza el estado y el propósito de la filosofía de la educación al concebir el diálogo crítico con la tradición intelectual como una de las formas más genuinas de su contribución a la investigación educativa. Palabras-clave: Educación; Investigación educativa; Filosofía de la educación; Conocimiento. Data de registro: 16/07/2019 Data de aceite: 30/10/2019
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642
10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49642
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642/30980
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49642/35801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cláudio Almir Dalbosco; Eldon Henrique Mühl
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cláudio Almir Dalbosco; Eldon Henrique Mühl
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 251-277
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233903230976