Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Oyara Petersen
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441
Resumo: O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.
id FCC-1_aacfa44e9c6ef0a69381a74efd67089c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1441
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?EpistemologiaPesquisa educacionalConhecimentosO trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.Fundação Carlos Chagas1984-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 3-141980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441/1436Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Oyara Petersen2023-01-20T14:22:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1441Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-20T14:22:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
title Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
spellingShingle Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
Esteves, Oyara Petersen
Epistemologia
Pesquisa educacional
Conhecimentos
title_short Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
title_full Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
title_fullStr Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
title_full_unstemmed Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
title_sort Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
author Esteves, Oyara Petersen
author_facet Esteves, Oyara Petersen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Oyara Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Pesquisa educacional
Conhecimentos
topic Epistemologia
Pesquisa educacional
Conhecimentos
description O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441/1436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14
Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 3-14
Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14
Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 3-14
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312933212160