Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441 |
Resumo: | O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira. |
id |
FCC-1_aacfa44e9c6ef0a69381a74efd67089c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1441 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?EpistemologiaPesquisa educacionalConhecimentosO trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.Fundação Carlos Chagas1984-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 3-141980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441/1436Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsteves, Oyara Petersen2023-01-20T14:22:45Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1441Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-20T14:22:45Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
title |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
spellingShingle |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? Esteves, Oyara Petersen Epistemologia Pesquisa educacional Conhecimentos |
title_short |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
title_full |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
title_fullStr |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
title_full_unstemmed |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
title_sort |
Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar? |
author |
Esteves, Oyara Petersen |
author_facet |
Esteves, Oyara Petersen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Oyara Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Pesquisa educacional Conhecimentos |
topic |
Epistemologia Pesquisa educacional Conhecimentos |
description |
O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441/1436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14 Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 3-14 Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 3-14 Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 3-14 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312933212160 |