"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves-Tannús , Márcio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987
Resumo: Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia.
id UFU-2_fcf14c4dda2a7daadb3b7c08bddb5029
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1987
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquemaEducaçãoEducação IntegralAntiguidade ClássicaHistória da filosofiaTecnologias contemporâneasRenascentistaCom base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/198710.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 25-271982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987/1656Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannúshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves-Tannús , Márcio2022-10-13T17:18:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1987Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:18:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
title "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
spellingShingle "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
Chaves-Tannús , Márcio
Educação
Educação Integral
Antiguidade Clássica
História da filosofia
Tecnologias contemporâneas
Renascentista
title_short "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
title_full "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
title_fullStr "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
title_full_unstemmed "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
title_sort "Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
author Chaves-Tannús , Márcio
author_facet Chaves-Tannús , Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves-Tannús , Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Integral
Antiguidade Clássica
História da filosofia
Tecnologias contemporâneas
Renascentista
topic Educação
Educação Integral
Antiguidade Clássica
História da filosofia
Tecnologias contemporâneas
Renascentista
description Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987/1656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 25-27
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355382819684352