"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987 |
Resumo: | Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia. |
id |
UFU-2_fcf14c4dda2a7daadb3b7c08bddb5029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1987 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquemaEducaçãoEducação IntegralAntiguidade ClássicaHistória da filosofiaTecnologias contemporâneasRenascentistaCom base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/198710.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 25-271982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987/1656Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannúshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves-Tannús , Márcio2022-10-13T17:18:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1987Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:18:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
title |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
spellingShingle |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema Chaves-Tannús , Márcio Educação Educação Integral Antiguidade Clássica História da filosofia Tecnologias contemporâneas Renascentista |
title_short |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
title_full |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
title_fullStr |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
title_full_unstemmed |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
title_sort |
"Educação integral": : Esboço de análise a partir de um esquema |
author |
Chaves-Tannús , Márcio |
author_facet |
Chaves-Tannús , Márcio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves-Tannús , Márcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação Integral Antiguidade Clássica História da filosofia Tecnologias contemporâneas Renascentista |
topic |
Educação Educação Integral Antiguidade Clássica História da filosofia Tecnologias contemporâneas Renascentista |
description |
Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus primeiros e definidos contornos no período histórico denominado “Renascimento”, período que antecedeu e preparou, marcando-as profundamente, as épocas moderna e contemporânea. Ambas são provenientes das duas principais vertentes do movimento renascentista: da vertente humanista surgiu a concepção “acadêmica”; da dos engenheiros artistas, a concepção “técnica”. Seus ideais de ação, seus modelos de interpretação do mundo, os humanistas iam busca-los na Antiguidade Clássica, em particular na literatura e na filosofia da Grécia e de Roma. Para eles, o caminho que leva à ação, que para ela educa e forma, passa pelo estudo das letras clássicas. [...] Palavras-chave: Educação integral; Antiguidade Clássica; Renascentista; Tecnologias contemporâneas; História da filosofia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1987/1656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Márcio Chaves-Tannús http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 25-27 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382819684352 |