Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Rafael Dias da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731
Resumo: *Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).Apoio: CNPqEducação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoResumo: No presente ensaio mapearemos as contribuições teóricas dos estudos sobre a governamentalidade para o estudo das políticas de currículo contemporâneas. Nossa intenção está em posicionar o pensamento de Michel Foucault no interior de uma reflexão crítica sobre o Estado e as práticas de governo modernas, na qual as verdades são permanentemente redescritas e abrem-se a novas intervenções na vida social. Atribuiremos ênfase a quatro tópicos que consideramos centrais para o objetivo a que nos propomos. O reconhecimento do Estado como um conjunto de práticas, o entendimento de que tais práticas mobilizam estratégias de administração das subjetividades, a compreensão do neoliberalismo como um modo de vida contemporâneo e a necessidade política de produção de "contracondutas" são as questões a serem aprofundadas criticamente. Posicionaremos o pensamento foucaultiano sobre a governamentalidade como uma plataforma de trabalho para nossas hipóteses sobre o estudo contemporâneo das políticas de currículo.Palavras-chave: Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoAbstract: In this essay, mapping the theoretical contributions of governmentality studies for the study of contemporary curriculum policy. Our intention is to position the thought of Michel Foucault within a critical reflection on the state and practice of modern government, in which truths are redescribed and permanently open to new interventions in social life. Assign emphasis to four topics that we consider central to the goal we set ourselves. The recognition of the state as a set of practices, the understanding that such practices mobilize management strategies of subjectivities understanding of neoliberalism as a contemporary way of life and the political necessity of producing "contracondutas" are the issues to be further critically. Will position the Foucault's thinking on governmentality as a work platform for our hypotheses about the contemporary study of curriculum policy.Keywords: Curriculum policy. State. Governmentality. Michel Foucault.Data de registro: 18/05/2013Data de aceite: 23/07/2014Referências:ÁLVAREZ-URIA, F. Microfísica da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 31-42,1996.BALL, S. Privatising education, privatising education policy, privatizing educational research: network governance and the "competition state". Journal of Educational Policy, Londres, v. 24, n. 1, p. 83-99, 2009. https://doi.org/10.1080/02680930802419474______. La micropolítica de la escuela: hacia una teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.DEWEY, J. Em busca do público. In: _______. Democracia cooperativa: escritos políticos escolhidos de John Dewey. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 25-50.FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.______. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.GIDDENS, A. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.GRINBERG, S. Educación y gubernamentalidad en las sociedades de gerenciamento. Revista Argentina de Sociologia, cidade, v. 4, n. 6, p. 67-87, 2006,JÓDAR, F.; GÓMEZ, L. Educación posdisciplinaria, formación de nuevas subjetividades y gubernamentalidad neoliberal: herramientas conceptuales para um analisis del presente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Cidade do México, n. 32, p. 381-404, 2007,LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Ó, J. R. do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed, 2003.PETERS, M. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, T T da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 211-224.PETERS, M. Pesquisa educacional: os "jogos de verdade" e a ética da subjetividade. In: ______; BESLEY, T. (Org.). Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 189-200.POPKEWITZ, T. Standards and making the citizen legible. Journal of Learning Sciences, Londres, v. 13, n. 2, p. 243-256, 2004 https://doi.org/10.1207/s15327809jls1302_7  RAJCHMAN, J. Foucault pragmático. In: CASTELO BRANCO, G.;PORTOCARRERO, V. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 68-87.______. Foucault: a liberdade da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.ROBERTSON, S. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, 2012, p. 283-302.______; DALE, R. Pesquisar a educação em uma era globalizante. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347-363, 2011.RORTY, R. Consequências do pragmatismo (Ensaios: 1972-1980). Lisboa: Instituto Piaget, 1999.ROSE, N. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T. da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1999. p. 30-45.______. Como se deve fazer a história do eu? Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 26, v.1, p. 33-57, 2001a,.______. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b. p. 137-204.SHIROMA, E.; GARCIA, R.; CAMPOS, R. Conversão das 'almas' pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 222-248.SILVA, R. D. da. Educação tecnocientífica como investimento bioeconômico: uma crítica política do saber. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO IHU, 11., 2010, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Casa Leiria, 2010. p. 454-455.SILVA, R. D.; FABRIS, E. Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberal. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 905-921, 2012. https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300011SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J. The Leaning Society and Governmentality: an introduction. Educational Philosophy and Theory, Auckland, v. 39, n. 4, p. 417-430, 2006. https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2006.00202.xSOMMER, L. H. A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 57-67, 2007.VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: CASTELO BRANCO, G.; PORTOCARRERO, V. (Org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.______. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: ______; RAGO, M. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.______. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: _____. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática deEnsino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
id UFU-2_fd9f831ab6ba0c184f2d519d51e58aea
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22731
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoPolíticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.*Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).Apoio: CNPqEducação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoResumo: No presente ensaio mapearemos as contribuições teóricas dos estudos sobre a governamentalidade para o estudo das políticas de currículo contemporâneas. Nossa intenção está em posicionar o pensamento de Michel Foucault no interior de uma reflexão crítica sobre o Estado e as práticas de governo modernas, na qual as verdades são permanentemente redescritas e abrem-se a novas intervenções na vida social. Atribuiremos ênfase a quatro tópicos que consideramos centrais para o objetivo a que nos propomos. O reconhecimento do Estado como um conjunto de práticas, o entendimento de que tais práticas mobilizam estratégias de administração das subjetividades, a compreensão do neoliberalismo como um modo de vida contemporâneo e a necessidade política de produção de "contracondutas" são as questões a serem aprofundadas criticamente. Posicionaremos o pensamento foucaultiano sobre a governamentalidade como uma plataforma de trabalho para nossas hipóteses sobre o estudo contemporâneo das políticas de currículo.Palavras-chave: Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoAbstract: In this essay, mapping the theoretical contributions of governmentality studies for the study of contemporary curriculum policy. Our intention is to position the thought of Michel Foucault within a critical reflection on the state and practice of modern government, in which truths are redescribed and permanently open to new interventions in social life. Assign emphasis to four topics that we consider central to the goal we set ourselves. The recognition of the state as a set of practices, the understanding that such practices mobilize management strategies of subjectivities understanding of neoliberalism as a contemporary way of life and the political necessity of producing "contracondutas" are the issues to be further critically. Will position the Foucault's thinking on governmentality as a work platform for our hypotheses about the contemporary study of curriculum policy.Keywords: Curriculum policy. State. Governmentality. Michel Foucault.Data de registro: 18/05/2013Data de aceite: 23/07/2014Referências:ÁLVAREZ-URIA, F. Microfísica da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 31-42,1996.BALL, S. Privatising education, privatising education policy, privatizing educational research: network governance and the "competition state". Journal of Educational Policy, Londres, v. 24, n. 1, p. 83-99, 2009. https://doi.org/10.1080/02680930802419474______. La micropolítica de la escuela: hacia una teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.DEWEY, J. Em busca do público. In: _______. Democracia cooperativa: escritos políticos escolhidos de John Dewey. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 25-50.FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.______. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.GIDDENS, A. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.GRINBERG, S. Educación y gubernamentalidad en las sociedades de gerenciamento. Revista Argentina de Sociologia, cidade, v. 4, n. 6, p. 67-87, 2006,JÓDAR, F.; GÓMEZ, L. Educación posdisciplinaria, formación de nuevas subjetividades y gubernamentalidad neoliberal: herramientas conceptuales para um analisis del presente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Cidade do México, n. 32, p. 381-404, 2007,LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Ó, J. R. do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed, 2003.PETERS, M. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, T T da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 211-224.PETERS, M. Pesquisa educacional: os "jogos de verdade" e a ética da subjetividade. In: ______; BESLEY, T. (Org.). Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 189-200.POPKEWITZ, T. Standards and making the citizen legible. Journal of Learning Sciences, Londres, v. 13, n. 2, p. 243-256, 2004 https://doi.org/10.1207/s15327809jls1302_7  RAJCHMAN, J. Foucault pragmático. In: CASTELO BRANCO, G.;PORTOCARRERO, V. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 68-87.______. Foucault: a liberdade da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.ROBERTSON, S. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, 2012, p. 283-302.______; DALE, R. Pesquisar a educação em uma era globalizante. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347-363, 2011.RORTY, R. Consequências do pragmatismo (Ensaios: 1972-1980). Lisboa: Instituto Piaget, 1999.ROSE, N. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T. da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1999. p. 30-45.______. Como se deve fazer a história do eu? Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 26, v.1, p. 33-57, 2001a,.______. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b. p. 137-204.SHIROMA, E.; GARCIA, R.; CAMPOS, R. Conversão das 'almas' pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 222-248.SILVA, R. D. da. Educação tecnocientífica como investimento bioeconômico: uma crítica política do saber. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO IHU, 11., 2010, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Casa Leiria, 2010. p. 454-455.SILVA, R. D.; FABRIS, E. Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberal. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 905-921, 2012. https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300011SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J. The Leaning Society and Governmentality: an introduction. Educational Philosophy and Theory, Auckland, v. 39, n. 4, p. 417-430, 2006. https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2006.00202.xSOMMER, L. H. A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 57-67, 2007.VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: CASTELO BRANCO, G.; PORTOCARRERO, V. (Org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.______. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: ______; RAGO, M. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.______. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: _____. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática deEnsino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesEstudo teóricoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2273110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p199a223Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 199-2231982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731/17972Copyright (c) 2016 Roberto Rafael Dias da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Rafael Dias da2021-03-30T16:38:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22731Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:38:12Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
title Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
spellingShingle Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
Silva, Roberto Rafael Dias da
Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.
title_short Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
title_full Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
title_fullStr Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
title_full_unstemmed Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
title_sort Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículo
author Silva, Roberto Rafael Dias da
author_facet Silva, Roberto Rafael Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Rafael Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.
topic Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.
description *Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).Apoio: CNPqEducação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoResumo: No presente ensaio mapearemos as contribuições teóricas dos estudos sobre a governamentalidade para o estudo das políticas de currículo contemporâneas. Nossa intenção está em posicionar o pensamento de Michel Foucault no interior de uma reflexão crítica sobre o Estado e as práticas de governo modernas, na qual as verdades são permanentemente redescritas e abrem-se a novas intervenções na vida social. Atribuiremos ênfase a quatro tópicos que consideramos centrais para o objetivo a que nos propomos. O reconhecimento do Estado como um conjunto de práticas, o entendimento de que tais práticas mobilizam estratégias de administração das subjetividades, a compreensão do neoliberalismo como um modo de vida contemporâneo e a necessidade política de produção de "contracondutas" são as questões a serem aprofundadas criticamente. Posicionaremos o pensamento foucaultiano sobre a governamentalidade como uma plataforma de trabalho para nossas hipóteses sobre o estudo contemporâneo das políticas de currículo.Palavras-chave: Políticas de currículo. Estado. Governamentalidade. Michel Foucault.Educação, governamentalidade e neoliberalismo: contribuições foucaultianas para o estudo das políticas de currículoAbstract: In this essay, mapping the theoretical contributions of governmentality studies for the study of contemporary curriculum policy. Our intention is to position the thought of Michel Foucault within a critical reflection on the state and practice of modern government, in which truths are redescribed and permanently open to new interventions in social life. Assign emphasis to four topics that we consider central to the goal we set ourselves. The recognition of the state as a set of practices, the understanding that such practices mobilize management strategies of subjectivities understanding of neoliberalism as a contemporary way of life and the political necessity of producing "contracondutas" are the issues to be further critically. Will position the Foucault's thinking on governmentality as a work platform for our hypotheses about the contemporary study of curriculum policy.Keywords: Curriculum policy. State. Governmentality. Michel Foucault.Data de registro: 18/05/2013Data de aceite: 23/07/2014Referências:ÁLVAREZ-URIA, F. Microfísica da escola. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 31-42,1996.BALL, S. Privatising education, privatising education policy, privatizing educational research: network governance and the "competition state". Journal of Educational Policy, Londres, v. 24, n. 1, p. 83-99, 2009. https://doi.org/10.1080/02680930802419474______. La micropolítica de la escuela: hacia una teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.DEWEY, J. Em busca do público. In: _______. Democracia cooperativa: escritos políticos escolhidos de John Dewey. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 25-50.FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.______. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.GIDDENS, A. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.GRINBERG, S. Educación y gubernamentalidad en las sociedades de gerenciamento. Revista Argentina de Sociologia, cidade, v. 4, n. 6, p. 67-87, 2006,JÓDAR, F.; GÓMEZ, L. Educación posdisciplinaria, formación de nuevas subjetividades y gubernamentalidad neoliberal: herramientas conceptuales para um analisis del presente. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Cidade do México, n. 32, p. 381-404, 2007,LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Ó, J. R. do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed, 2003.PETERS, M. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, T T da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 211-224.PETERS, M. Pesquisa educacional: os "jogos de verdade" e a ética da subjetividade. In: ______; BESLEY, T. (Org.). Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 189-200.POPKEWITZ, T. Standards and making the citizen legible. Journal of Learning Sciences, Londres, v. 13, n. 2, p. 243-256, 2004 https://doi.org/10.1207/s15327809jls1302_7  RAJCHMAN, J. Foucault pragmático. In: CASTELO BRANCO, G.;PORTOCARRERO, V. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 68-87.______. Foucault: a liberdade da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.ROBERTSON, S. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, 2012, p. 283-302.______; DALE, R. Pesquisar a educação em uma era globalizante. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347-363, 2011.RORTY, R. Consequências do pragmatismo (Ensaios: 1972-1980). Lisboa: Instituto Piaget, 1999.ROSE, N. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, T. T. da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1999. p. 30-45.______. Como se deve fazer a história do eu? Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 26, v.1, p. 33-57, 2001a,.______. Inventando nossos eus. In: SILVA, T. T. da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b. p. 137-204.SHIROMA, E.; GARCIA, R.; CAMPOS, R. Conversão das 'almas' pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 222-248.SILVA, R. D. da. Educação tecnocientífica como investimento bioeconômico: uma crítica política do saber. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO IHU, 11., 2010, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Casa Leiria, 2010. p. 454-455.SILVA, R. D.; FABRIS, E. Os universitários como um público: educação e governamentalidade neoliberal. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 905-921, 2012. https://doi.org/10.1590/S2175-62362012000300011SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.SIMONS, M.; MASSCHELEIN, J. The Leaning Society and Governmentality: an introduction. Educational Philosophy and Theory, Auckland, v. 39, n. 4, p. 417-430, 2006. https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2006.00202.xSOMMER, L. H. A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 57-67, 2007.VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: CASTELO BRANCO, G.; PORTOCARRERO, V. (Org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.______. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: ______; RAGO, M. (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.______. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: _____. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática deEnsino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Estudo teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p199a223
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p199a223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22731/17972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roberto Rafael Dias da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roberto Rafael Dias da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 57 (2015): v.29 n.57 jan./jun. 2015; 199-223
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383794860032