Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ana Beatriz Machado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233
Resumo: Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo. Palavras-chave: Autismo; Percepção; Corpo; Fenomenologia; Inclusão.  Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism Abstract: This article presents a qualitative bibliographical study that sought to identify descriptions about perceptual experiences from people with autism spectrum disorder (ASD). Excerpts from Temple Grandin’s publications or concerning this author were selected. Descriptions related to sensory aspects were highlighted. It was identified which sensory disorders affect the body's self-perception as a perceptual unity in its relations with the world. In light of Merleau-Ponty’s work, Phenomenology of Perception, it discussed the importance of the proper body constitution in the quality of perceptual experiences. It called attention to the importance of the contribution of phenomenological research from the autobiographies of people with ASD, as well as the look at their bodies movements and intentionalities. Reflections are made on possibilities to increase the interactivity between autistic and non - autistic individuals, based on the understanding of perceptual differentials, and thus favor the educational inclusion of people with autism. Keywords: Autism; Perception; Body; Phenomenology; Inclusion. Contribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismo Resumen: En este trabajo se presenta un estudio cualitativo bibliográfico que trató de identificar las descripciones sobre experiencias perceptivas de los que tienen trastorno del espectro del autismo (TEA). Extractos de publicaciones de la Temple Grandin o en relación con ella fueron seleccionados. Los aspectos más destacados fueron las descripciones relacionadas con la sensorialidad. Fue identificado que las alteraciones sensitivas intervienen en la autopercepción del cuerpo como una unidad perceptiva en sus relaciones con el mundo. A la luz de la obra Fenomenología de la Percepción, de Merleau-Ponty, fue discutida la importancia de la constitución del cuerpo próprio en la calidad de las experiencias. Posibilidades de reflexiones son presentadas a extender la interacción entre autista y no autista, a partir de la comprensión de las diferencias de percepción, y por lo tanto promover la inclusión educativa de las personas con autismo. Palabras clave: Autismo; Percepción; Cuerpo; Fenomenología; Inclusión. Data de registro: 24/04/2017 Data de aceite: 21/02/2018
id UFU-2_fe200e86cadde8f5c0707dbddd26e1f1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38233
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autismContribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismoContribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismoAutismoPercepçãoCorpoFenomenologiaInclusãoContribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo. Palavras-chave: Autismo; Percepção; Corpo; Fenomenologia; Inclusão.  Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism Abstract: This article presents a qualitative bibliographical study that sought to identify descriptions about perceptual experiences from people with autism spectrum disorder (ASD). Excerpts from Temple Grandin’s publications or concerning this author were selected. Descriptions related to sensory aspects were highlighted. It was identified which sensory disorders affect the body's self-perception as a perceptual unity in its relations with the world. In light of Merleau-Ponty’s work, Phenomenology of Perception, it discussed the importance of the proper body constitution in the quality of perceptual experiences. It called attention to the importance of the contribution of phenomenological research from the autobiographies of people with ASD, as well as the look at their bodies movements and intentionalities. Reflections are made on possibilities to increase the interactivity between autistic and non - autistic individuals, based on the understanding of perceptual differentials, and thus favor the educational inclusion of people with autism. Keywords: Autism; Perception; Body; Phenomenology; Inclusion. Contribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismo Resumen: En este trabajo se presenta un estudio cualitativo bibliográfico que trató de identificar las descripciones sobre experiencias perceptivas de los que tienen trastorno del espectro del autismo (TEA). Extractos de publicaciones de la Temple Grandin o en relación con ella fueron seleccionados. Los aspectos más destacados fueron las descripciones relacionadas con la sensorialidad. Fue identificado que las alteraciones sensitivas intervienen en la autopercepción del cuerpo como una unidad perceptiva en sus relaciones con el mundo. A la luz de la obra Fenomenología de la Percepción, de Merleau-Ponty, fue discutida la importancia de la constitución del cuerpo próprio en la calidad de las experiencias. Posibilidades de reflexiones son presentadas a extender la interacción entre autista y no autista, a partir de la comprensión de las diferencias de percepción, y por lo tanto promover la inclusión educativa de las personas con autismo. Palabras clave: Autismo; Percepción; Cuerpo; Fenomenología; Inclusión. Data de registro: 24/04/2017 Data de aceite: 21/02/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3823310.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-02Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 463-4921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233/38126https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233/38127Copyright (c) 2018 Ana Beatriz Machado Freitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ana Beatriz Machado2024-02-20T12:02:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38233Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:02:32Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
Contribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismo
Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo
title Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
spellingShingle Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
Freitas, Ana Beatriz Machado
Autismo
Percepção
Corpo
Fenomenologia
Inclusão
title_short Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
title_full Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
title_fullStr Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
title_full_unstemmed Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
title_sort Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism
author Freitas, Ana Beatriz Machado
author_facet Freitas, Ana Beatriz Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ana Beatriz Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Percepção
Corpo
Fenomenologia
Inclusão
topic Autismo
Percepção
Corpo
Fenomenologia
Inclusão
description Contribuições da fenomenologia da percepção para compreender a corporeidade de pessoas com autismo Apresenta-se um estudo qualitativo bibliográfico em que se buscou identificar descrições referentes a experiências perceptivas por parte de quem apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA). Foram selecionados excertos de publicações da autora Temple Grandin ou a ela referentes. Destacaram-se as descrições relacionadas à sensorialidade. Identificou-se que as alterações sensoriais interferem na autopercepção do corpo como unidade perceptiva nas relações com o mundo. À luz da obra Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, discutiu-se a relevância da constituição do corpo próprio no qualitativo das experiências do perceber. Atenta-se para a importância da contribuição de pesquisas fenomenológicas a partir de autobiografias de pessoas com TEA, assim como do olhar para os movimentos e intencionalidades de seus corpos. São trazidas reflexões sobre possibilidades de ampliar a interatividade entre autistas e não autistas, a partir da compreensão dos diferenciais perceptivos, e assim favorecer a inclusão educacional de pessoas com autismo. Palavras-chave: Autismo; Percepção; Corpo; Fenomenologia; Inclusão.  Contributions from phenomenology of perception to understand the corporeity of people with autism Abstract: This article presents a qualitative bibliographical study that sought to identify descriptions about perceptual experiences from people with autism spectrum disorder (ASD). Excerpts from Temple Grandin’s publications or concerning this author were selected. Descriptions related to sensory aspects were highlighted. It was identified which sensory disorders affect the body's self-perception as a perceptual unity in its relations with the world. In light of Merleau-Ponty’s work, Phenomenology of Perception, it discussed the importance of the proper body constitution in the quality of perceptual experiences. It called attention to the importance of the contribution of phenomenological research from the autobiographies of people with ASD, as well as the look at their bodies movements and intentionalities. Reflections are made on possibilities to increase the interactivity between autistic and non - autistic individuals, based on the understanding of perceptual differentials, and thus favor the educational inclusion of people with autism. Keywords: Autism; Perception; Body; Phenomenology; Inclusion. Contribuciones en la fenomenologia de la percepción para compreender la corporeidade de personas com autismo Resumen: En este trabajo se presenta un estudio cualitativo bibliográfico que trató de identificar las descripciones sobre experiencias perceptivas de los que tienen trastorno del espectro del autismo (TEA). Extractos de publicaciones de la Temple Grandin o en relación con ella fueron seleccionados. Los aspectos más destacados fueron las descripciones relacionadas con la sensorialidad. Fue identificado que las alteraciones sensitivas intervienen en la autopercepción del cuerpo como una unidad perceptiva en sus relaciones con el mundo. A la luz de la obra Fenomenología de la Percepción, de Merleau-Ponty, fue discutida la importancia de la constitución del cuerpo próprio en la calidad de las experiencias. Posibilidades de reflexiones son presentadas a extender la interacción entre autista y no autista, a partir de la comprensión de las diferencias de percepción, y por lo tanto promover la inclusión educativa de las personas con autismo. Palabras clave: Autismo; Percepción; Cuerpo; Fenomenología; Inclusión. Data de registro: 24/04/2017 Data de aceite: 21/02/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-02
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233/38126
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/38233/38127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Beatriz Machado Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Beatriz Machado Freitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 463-492
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166110154752