português: Provocações sobre a representação da mulher negra em diálogo com pensamento descolonial de Fanon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Monica Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/48414
Resumo: En este artículo, la investigadora establece un diálogo de la obra Piel Negra, Máscaras Blancas, del pensador antillano Frantz Fanon con el espectáculo Esto no es una mulata, cuyo estreno se dio en Salvador, en noviembre de 2018. En este trabajo, la investigadora teje una reflexión sobre la representación y las cuestiones identitarias en una sociedad de rasgos coloniales. El artículo comparte el proceso creativo del y así como articula puntos abordados por la obra de Fanon, identificados por la autora en su propio cuerpo a lo largo del proceso de creación y trascendidos en la escena, performativamente.
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spelling português: Provocações sobre a representação da mulher negra em diálogo com pensamento descolonial de FanonA INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE FRANTZ FANON NOS ESPETÁCULOS ISTO NÃO É UMA MULATA:: Provocações sobre a representação da mulher negra em diálogo com pensamento descolonial de FanonEn este artículo, la investigadora establece un diálogo de la obra Piel Negra, Máscaras Blancas, del pensador antillano Frantz Fanon con el espectáculo Esto no es una mulata, cuyo estreno se dio en Salvador, en noviembre de 2018. En este trabajo, la investigadora teje una reflexión sobre la representación y las cuestiones identitarias en una sociedad de rasgos coloniales. El artículo comparte el proceso creativo del y así como articula puntos abordados por la obra de Fanon, identificados por la autora en su propio cuerpo a lo largo del proceso de creación y trascendidos en la escena, performativamente.Neste artigo, a pesquisadora estabelece um diálogo da obra Pele Negra, Máscaras Brancas, do pensador antilhano Frantz Fanon com o espetáculo Isto Não É Uma Mulata, cuja estreia se deu em Salvador, em novembro de 2018. Neste trabalho, a pesquisadora tece uma reflexão sobre a representação e as questões identitárias numa sociedade de traços coloniais. O artigo compartilha o processo criativo do e bem como articula pontos abordados pela obra de Fanon, identificados pela autora no seu próprio corpo ao longo do processo de criação e transcriados na cena, performativamente.Portal de Periódicos da UFU2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4841410.14393/issn2358-3703.v7n1a2020-07Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 7 Núm. 1 (2020): Dossiê Poéticas Cênicas Negras: epistemologias, diálogos e escriturasRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 7 n. 1 (2020): Dossiê Poéticas Cênicas Negras: epistemologias, diálogos e escrituras2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/48414/29283Copyright (c) 2020 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Monica Pereira2020-07-14T13:16:19Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48414Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-07-14T13:16:19Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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