O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Renata Mazzei
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335
Resumo: Pretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber.
id UFU-3_9930577ba0dbd9a220d2d162a093c0d4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32335
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do atorPretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber.Portal de Periódicos da UFU2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/3233510.14393/RR-v2n2a2015-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de AnimaçãoRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335/17524Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Renata Mazzei2019-04-29T16:18:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32335Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:18:50Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
title O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
spellingShingle O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
Batista, Renata Mazzei
title_short O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
title_full O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
title_fullStr O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
title_full_unstemmed O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
title_sort O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
author Batista, Renata Mazzei
author_facet Batista, Renata Mazzei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Renata Mazzei
description Pretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335
10.14393/RR-v2n2a2015-04
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335
identifier_str_mv 10.14393/RR-v2n2a2015-04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335/17524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262203092992