O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335 |
Resumo: | Pretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber. |
id |
UFU-3_9930577ba0dbd9a220d2d162a093c0d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32335 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do atorPretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber.Portal de Periódicos da UFU2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/3233510.14393/RR-v2n2a2015-04Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de AnimaçãoRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335/17524Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Renata Mazzei2019-04-29T16:18:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32335Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:18:50Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
title |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
spellingShingle |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator Batista, Renata Mazzei |
title_short |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
title_full |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
title_fullStr |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
title_full_unstemmed |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
title_sort |
O aikido e a capoeira como inspiração para o trabalho do ator |
author |
Batista, Renata Mazzei |
author_facet |
Batista, Renata Mazzei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Renata Mazzei |
description |
Pretende-se neste artigo apresentar elementos da capoeira e do aikido como recursos para a preparação e para o trabalho criativo do ator. Trata-se de uma pesquisa em andamento cujo trabalho prático foi dividido em treinamento e criação - no primeiro, o ator se apropria de técnicas a fim de ampliar seu repertório e aprimorar habilidades físicas, no segundo, tudo o que foi experimentado no treinamento norteia as improvisações visando à construção de um resultado cênico. Como suporte a este processo recorremos aos pesquisadores Rudolf Laban, Alva Noe e Martin Buber. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335 10.14393/RR-v2n2a2015-04 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335 |
identifier_str_mv |
10.14393/RR-v2n2a2015-04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32335/17524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 2 (2015): Processos de Criação e suas Implicações Políticas: Imbricações entre as Artes do Corpo e o Teatro de Animação 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262203092992 |