O diálogo como potência de criação teatral na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765 |
Resumo: | Esse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo. |
id |
UFU-3_d962f054c6bd760fde711670ec960764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51765 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
O diálogo como potência de criação teatral na escolaEsse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo.Portal de Periódicos da UFU2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/5176510.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 7 n. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 2362358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765/30119Matias, Barbara Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-07T18:15:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51765Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-10-07T18:15:55Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
title |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
spellingShingle |
O diálogo como potência de criação teatral na escola Matias, Barbara Leite |
title_short |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
title_full |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
title_fullStr |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
title_full_unstemmed |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
title_sort |
O diálogo como potência de criação teatral na escola |
author |
Matias, Barbara Leite |
author_facet |
Matias, Barbara Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Barbara Leite |
description |
Esse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765 10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765/30119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 7 n. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213263004205056 |