O diálogo como potência de criação teatral na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Barbara Leite
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765
Resumo: Esse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo.
id UFU-3_d962f054c6bd760fde711670ec960764
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51765
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling O diálogo como potência de criação teatral na escolaEsse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo.Portal de Periódicos da UFU2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/5176510.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 7 n. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 2362358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765/30119Matias, Barbara Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-07T18:15:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51765Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-10-07T18:15:55Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo como potência de criação teatral na escola
title O diálogo como potência de criação teatral na escola
spellingShingle O diálogo como potência de criação teatral na escola
Matias, Barbara Leite
title_short O diálogo como potência de criação teatral na escola
title_full O diálogo como potência de criação teatral na escola
title_fullStr O diálogo como potência de criação teatral na escola
title_full_unstemmed O diálogo como potência de criação teatral na escola
title_sort O diálogo como potência de criação teatral na escola
author Matias, Barbara Leite
author_facet Matias, Barbara Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Barbara Leite
description Esse ensaio apresenta uma possível reflexão através dos conceitos do educador brasileiro Paulo Freire em conexão com a ação do ensino teatral. Tendo como mote jogos e improvisação compartilhado na escola pública foi possível experimentar nesse cotidiano como os conceitos intrínsecos a prática e filosofia do trabalho do ator se aproximam da perspectiva de educação de Freire, nesse sentido buscará também refletir como é possível verificar e aplicar esses procedimentos de atuação teatral através do cotidiano escolar e a partir essencialmente da troca entre os educandos e educador. Palavras Chave: Teatro na escola, processo criativo, Diálogo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765
10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/51765/30119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 7 Núm. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 7 n. 2 (2020): Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas. ; 226 - 236
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213263004205056