Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Mara Lucia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mello Neto, Antonio Alves Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100
Resumo: Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.
id UFU-3_e543d79b055fe4cb25e2dcb8248f4207
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58100
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la AnunciaciónNeste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.Portal de Periódicos da UFU2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de convidadoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/5810010.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 8 Núm. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 8 n. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-1072358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100/31534Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Mara LuciaMello Neto, Antonio Alves Barbosa2021-10-07T18:14:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58100Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-10-07T18:14:50Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
title Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
spellingShingle Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
Leal, Mara Lucia
title_short Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
title_full Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
title_fullStr Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
title_full_unstemmed Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
title_sort Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
author Leal, Mara Lucia
author_facet Leal, Mara Lucia
Mello Neto, Antonio Alves Barbosa
author_role author
author2 Mello Neto, Antonio Alves Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Mara Lucia
Mello Neto, Antonio Alves Barbosa
description Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100
10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100/31534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 8 Núm. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 8 n. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213263041953792