Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país. |
id |
UFU-3_e543d79b055fe4cb25e2dcb8248f4207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58100 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la AnunciaciónNeste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país.Portal de Periódicos da UFU2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de convidadoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/5810010.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 8 Núm. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 8 n. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-1072358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100/31534Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Mara LuciaMello Neto, Antonio Alves Barbosa2021-10-07T18:14:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/58100Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-10-07T18:14:50Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
title |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
spellingShingle |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación Leal, Mara Lucia |
title_short |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
title_full |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
title_fullStr |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
title_full_unstemmed |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
title_sort |
Tensionamentos presentes em algumas montagens e desmontagens do grupo cultural Yuyachkani: Antígona, Adiós Ayacucho e Hijo de Perra o la Anunciación |
author |
Leal, Mara Lucia |
author_facet |
Leal, Mara Lucia Mello Neto, Antonio Alves Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Mello Neto, Antonio Alves Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Mara Lucia Mello Neto, Antonio Alves Barbosa |
description |
Neste artigo apresentamos como o Yuyachkani tem revelado seus processos de criação através do dispositivo da desmontagem. Para trilhar essa vereda escolhemos discorrer sobre três trabalhos solos, dirigidos por Miguel Rubio Zapata, e seus distintos modos de revelar processos. Antígona, de Teresa Ralli, por ser a primeira desmontagem realizada pelo Yuyachkani, nos dá a possibilidade de vislumbrar como o grupo inicia esses experimentos de desvelar processos, diferenciando-o da demonstração técnica e, também, por ser um exemplo emblemático que teve várias apresentações no Brasil. Com Adiós Ayacucho, de Augusto Casafranca, discute-se a dificuldade de se desmontar processos, num diálogo entre ator e diretor. Por fim, com Hijo de Perra o la Anunciación, de Rebeca Ralli, um trabalho mais recente do grupo, temos a possibilidade de por em discussão como procedimentos com viés mais pedagógico oxigenam poéticas, abrindo possibilidades para outras formas de criação cênica. Nos três exemplos, o fio condutor é sempre o desejo do coletivo peruano em criar trabalhos que dialoguem com a história recente de seu país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo de convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100 10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-06 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58100/31534 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 8 Núm. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 8 n. 1 (2021): UN SOLO CORAZÓN: 50 anos de caminhos do Grupo Cultural Yuyachkani; 86-107 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213263041953792 |