Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira. Palavras-chave: Avaliação, Alfabetização, PROALFAAbstract:This paper presentsan initial study, anongoing studyon the evaluationof the quality ofLiteracymining, the PROALFA, and intends toanalyze howthese assessmentsare embeddedin networksproducedin the scenarioof the education systemnationally and internationally.Thisstudywill bringelements ofCriticalDiscourse Analysisto discussthepoliticaldiscoursesthat traversethis scenarioAssessmenttiedto the notion ofquality. We useauthors asFairclough, Veiga-Neto, JorgeRamosdo ÓandStephenBall.The main questionof this article is: Whatdiscourseshave supportedthe notion ofsystemicqualityin assessmentsof literacy, particularly inMinasGerais? Aspartial resultsof the analysis, an initial discussionfocuses onsome elementsrelatedto theproduction contextof policyevaluation, ie, therelationships establishedbetween thepolitical and economic systemnational /internationalandsystemicreviews. PISAassessesthe qualityof educationworldwide,ANEB, Brazilian andSIMAVEthemining. Keywords: Assessment;Literacy;PROALFA. |
id |
UFU-4_7fb9ac3b759831988c2730537eabcd54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21915 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education systemResumo: Este artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira. Palavras-chave: Avaliação, Alfabetização, PROALFAAbstract:This paper presentsan initial study, anongoing studyon the evaluationof the quality ofLiteracymining, the PROALFA, and intends toanalyze howthese assessmentsare embeddedin networksproducedin the scenarioof the education systemnationally and internationally.Thisstudywill bringelements ofCriticalDiscourse Analysisto discussthepoliticaldiscoursesthat traversethis scenarioAssessmenttiedto the notion ofquality. We useauthors asFairclough, Veiga-Neto, JorgeRamosdo ÓandStephenBall.The main questionof this article is: Whatdiscourseshave supportedthe notion ofsystemicqualityin assessmentsof literacy, particularly inMinasGerais? Aspartial resultsof the analysis, an initial discussionfocuses onsome elementsrelatedto theproduction contextof policyevaluation, ie, therelationships establishedbetween thepolitical and economic systemnational /internationalandsystemicreviews. PISAassessesthe qualityof educationworldwide,ANEB, Brazilian andSIMAVEthemining. Keywords: Assessment;Literacy;PROALFA. Universidade Federal de Uberlândia2013-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2191510.14393/REPOD-v1n2a2012-21915Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915/12117Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Jackeline RodriguesMonteiro, AlexandrinaPerboni, Edilene Mizael de Carvalho2022-12-06T22:02:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/21915Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:02:31Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
title |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system Mendes, Jackeline Rodrigues |
title_short |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
title_full |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
title_sort |
Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system |
author |
Mendes, Jackeline Rodrigues |
author_facet |
Mendes, Jackeline Rodrigues Monteiro, Alexandrina Perboni, Edilene Mizael de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Alexandrina Perboni, Edilene Mizael de Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Jackeline Rodrigues Monteiro, Alexandrina Perboni, Edilene Mizael de Carvalho |
description |
Resumo: Este artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira. Palavras-chave: Avaliação, Alfabetização, PROALFAAbstract:This paper presentsan initial study, anongoing studyon the evaluationof the quality ofLiteracymining, the PROALFA, and intends toanalyze howthese assessmentsare embeddedin networksproducedin the scenarioof the education systemnationally and internationally.Thisstudywill bringelements ofCriticalDiscourse Analysisto discussthepoliticaldiscoursesthat traversethis scenarioAssessmenttiedto the notion ofquality. We useauthors asFairclough, Veiga-Neto, JorgeRamosdo ÓandStephenBall.The main questionof this article is: Whatdiscourseshave supportedthe notion ofsystemicqualityin assessmentsof literacy, particularly inMinasGerais? Aspartial resultsof the analysis, an initial discussionfocuses onsome elementsrelatedto theproduction contextof policyevaluation, ie, therelationships establishedbetween thepolitical and economic systemnational /internationalandsystemicreviews. PISAassessesthe qualityof educationworldwide,ANEB, Brazilian andSIMAVEthemining. Keywords: Assessment;Literacy;PROALFA. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21915 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v1n2a2012-21915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915/12117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012) Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012) 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943957598175232 |