Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Maria Helena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/22297
Resumo: Resumo: Neste artigo, escrito a partir de pesquisas que vem sendo desenvolvidas no âmbito da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, pretende-se propor reflexões sobre as medidas reguladoras na área educacional (políticas de governo), e seus efeitos sobre o trabalho docente. As políticas de resultados, em vigência por mais de dez anos no Estado (2003 a 2012), são características de um modelo de gestão meritocrática, na lógica da intervenção linear e de controle (estado regulador e avaliador). Uma das evidências da meritocracia é a adoção nos últimos cinco anos do Prêmio de Produtividade. O que se coloca para reflexão é se tais bônus e outras estratégias de premiação por mérito, não se constituem em uma forma de camuflar/dissimular a degradação das condições de trabalho: os baixos salários dos profissionais da educação pública na REEMG no Estado de Minas Gerais - que são oriundos de uma política remuneratória, retrato da significativa (des) valorização dos professores ao longo dos últimos dez anos. As pesquisas compreendem estudo e análise dos documentos que representam a política educacional, entrevistas com professores e gestores do sistema, e observação in loco em escolas da Rede Estadual.Abstract: This article, based on research that has been developed within the Minas Gerais state schools network, intends to offer reflections on regulatory measures in education (government policy), and its effects on teachers' work. The results of policies in force for more than ten years in the state of Minas Gerais (2003 to 2012), are characteristic of a meritocratic management model, in the logic of linear intervention and control (state regulator and evaluator). One of the evidences of meritocracy in the last five years is the adoption of the Productivity Award. What is posed for consideration is whether such bonuses and other strategies for merit awards do not constitute a form of camouflage / concealment of the deterioration of working conditions: low pay for public education professionals in the State of Minas Gerais schools network - they originated from a policy of remuneration, portrait of the meaningful (de)valuation of teachers over the past ten years. The surveys include studies and analysis of documents representing educational policy, interviews with teachers and administrators of the system, and on-site observation in schools of the state network.
id UFU-4_8c9351a94e9ba79da18ab42b55c35479
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22297
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten yearsResumo: Neste artigo, escrito a partir de pesquisas que vem sendo desenvolvidas no âmbito da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, pretende-se propor reflexões sobre as medidas reguladoras na área educacional (políticas de governo), e seus efeitos sobre o trabalho docente. As políticas de resultados, em vigência por mais de dez anos no Estado (2003 a 2012), são características de um modelo de gestão meritocrática, na lógica da intervenção linear e de controle (estado regulador e avaliador). Uma das evidências da meritocracia é a adoção nos últimos cinco anos do Prêmio de Produtividade. O que se coloca para reflexão é se tais bônus e outras estratégias de premiação por mérito, não se constituem em uma forma de camuflar/dissimular a degradação das condições de trabalho: os baixos salários dos profissionais da educação pública na REEMG no Estado de Minas Gerais - que são oriundos de uma política remuneratória, retrato da significativa (des) valorização dos professores ao longo dos últimos dez anos. As pesquisas compreendem estudo e análise dos documentos que representam a política educacional, entrevistas com professores e gestores do sistema, e observação in loco em escolas da Rede Estadual.Abstract: This article, based on research that has been developed within the Minas Gerais state schools network, intends to offer reflections on regulatory measures in education (government policy), and its effects on teachers' work. The results of policies in force for more than ten years in the state of Minas Gerais (2003 to 2012), are characteristic of a meritocratic management model, in the logic of linear intervention and control (state regulator and evaluator). One of the evidences of meritocracy in the last five years is the adoption of the Productivity Award. What is posed for consideration is whether such bonuses and other strategies for merit awards do not constitute a form of camouflage / concealment of the deterioration of working conditions: low pay for public education professionals in the State of Minas Gerais schools network - they originated from a policy of remuneration, portrait of the meaningful (de)valuation of teachers over the past ten years. The surveys include studies and analysis of documents representing educational policy, interviews with teachers and administrators of the system, and on-site observation in schools of the state network.Universidade Federal de Uberlândia2013-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2229710.14393/REPOD-v1n2a2012-22297Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/22297/12115Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto, Maria Helena2022-12-06T21:57:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22297Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T21:57:57Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
title Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
spellingShingle Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
Augusto, Maria Helena
title_short Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
title_full Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
title_fullStr Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
title_full_unstemmed Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
title_sort Políticas de resultados e o trabalho docente em Minas Gerais nos últimos dez anos / Policies of results and teaching in Minas Gerais in the last ten years
author Augusto, Maria Helena
author_facet Augusto, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Maria Helena
description Resumo: Neste artigo, escrito a partir de pesquisas que vem sendo desenvolvidas no âmbito da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, pretende-se propor reflexões sobre as medidas reguladoras na área educacional (políticas de governo), e seus efeitos sobre o trabalho docente. As políticas de resultados, em vigência por mais de dez anos no Estado (2003 a 2012), são características de um modelo de gestão meritocrática, na lógica da intervenção linear e de controle (estado regulador e avaliador). Uma das evidências da meritocracia é a adoção nos últimos cinco anos do Prêmio de Produtividade. O que se coloca para reflexão é se tais bônus e outras estratégias de premiação por mérito, não se constituem em uma forma de camuflar/dissimular a degradação das condições de trabalho: os baixos salários dos profissionais da educação pública na REEMG no Estado de Minas Gerais - que são oriundos de uma política remuneratória, retrato da significativa (des) valorização dos professores ao longo dos últimos dez anos. As pesquisas compreendem estudo e análise dos documentos que representam a política educacional, entrevistas com professores e gestores do sistema, e observação in loco em escolas da Rede Estadual.Abstract: This article, based on research that has been developed within the Minas Gerais state schools network, intends to offer reflections on regulatory measures in education (government policy), and its effects on teachers' work. The results of policies in force for more than ten years in the state of Minas Gerais (2003 to 2012), are characteristic of a meritocratic management model, in the logic of linear intervention and control (state regulator and evaluator). One of the evidences of meritocracy in the last five years is the adoption of the Productivity Award. What is posed for consideration is whether such bonuses and other strategies for merit awards do not constitute a form of camouflage / concealment of the deterioration of working conditions: low pay for public education professionals in the State of Minas Gerais schools network - they originated from a policy of remuneration, portrait of the meaningful (de)valuation of teachers over the past ten years. The surveys include studies and analysis of documents representing educational policy, interviews with teachers and administrators of the system, and on-site observation in schools of the state network.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/22297
10.14393/REPOD-v1n2a2012-22297
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/22297
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n2a2012-22297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/22297/12115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 2 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 2 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957609709568