OS PLANOS DE LEITURA LITERÃRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAIS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27683 |
Resumo: | O objetivo do artigo é discutir os planospara trabalhar com leitura literária em duas escolas do município de Araguaína-TO, uma particular, outra pública, em facede documentos governamentais brasileiros criados para servir de referência. Os dados que subsidiam este estudo são de uma pesquisa realizada no ano de 2010. Foram analisados documentos de ambas as escolas, como os projetos pedagógicos e listas de obras literárias, entre outros. Como resultados, destacam-se: a) um trabalho institucional voltado, prioritariamente, para concursos vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio; b) a escola particular com maior organização no que tange a seleção de obras literárias previstas para leitura em todo o ensino médio; (c) falta de controle da escola pública sobre a formação pregressa dos alunos em contraposição à escola particular, que trabalha com seus alunos desde a educação infantil. |
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OS PLANOS DE LEITURA LITERÃRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAISO objetivo do artigo é discutir os planospara trabalhar com leitura literária em duas escolas do município de Araguaína-TO, uma particular, outra pública, em facede documentos governamentais brasileiros criados para servir de referência. Os dados que subsidiam este estudo são de uma pesquisa realizada no ano de 2010. Foram analisados documentos de ambas as escolas, como os projetos pedagógicos e listas de obras literárias, entre outros. Como resultados, destacam-se: a) um trabalho institucional voltado, prioritariamente, para concursos vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio; b) a escola particular com maior organização no que tange a seleção de obras literárias previstas para leitura em todo o ensino médio; (c) falta de controle da escola pública sobre a formação pregressa dos alunos em contraposição à escola particular, que trabalha com seus alunos desde a educação infantil.Universidade Federal de Uberlândia2014-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2768310.14393/REPOD-v3n1a2014-27683Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27683/15163Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Márcio AraújoSilva, Antônio Adailton2022-12-06T19:46:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27683Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:46:02Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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