A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061
Resumo: RESUMO: O presente artigo buscar apresentar uma discussão envolvendo a área da formação de professores e o campo das relações raciais no Brasil a partir das implicações da Lei 10.639 para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Temos um número significativo de produções nos dois campos supracitados, no entanto, a partir de um recorte conjunto das duas temáticas há uma incipiente produção. Nesse sentido, buscaremos refletir sobre as relações raciais no Brasil enquanto um componente curricular importante, pois se constituiu também enquanto saberes/conhecimentos necessários para "o ensinar" visando à formação de cidadãos críticos e que tenham a possibilidade de aprender a conviver com as diferenças que compõem nossa sociedade.ABSTRACT: This article seek to present a discussion involving the area of teacher education and the field of race relations in Brazil from the implications of the Law 10,639 for the initial training and continuing education of teachers. We have a significant number of production activities in the above two fields, however, from a set of two clipping issues is an incipient production. Accordingly, we will seek to reflect on race relations in Brazil as an important curricular component, since it was also as knowledge /expertise to "teach" aimed at training and critical citizens who have the ability to learn to live with the differences that make up our society.RÉSUMÉ: Cet article cherche à présenter une discussion portant sur le domaine de la formation des enseignants et le domaine des relations raciales au Brésil par les conséquences de la loi 10.639 pour la formation initiale et la formation continue des enseignants. Nous avons un nombre important d'activités de production dans ces deux domaines, cependant, à partir d'un ensemble de deux questions d'écrêtage est une production naissante. En conséquence, nous chercherons à réfléchir sur les relations raciales au Brésil comme une composante importante du curriculum, puisque c'était aussi la connaissance /expertise pour «enseigner» vise à former des citoyens critiques et qui ont la capacité d'apprendre à vivre avec les différences qui composent notre société.
id UFU-4_ac7c0fe0de2b42464da4b227eb225a44
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24061
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher trainingRESUMO: O presente artigo buscar apresentar uma discussão envolvendo a área da formação de professores e o campo das relações raciais no Brasil a partir das implicações da Lei 10.639 para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Temos um número significativo de produções nos dois campos supracitados, no entanto, a partir de um recorte conjunto das duas temáticas há uma incipiente produção. Nesse sentido, buscaremos refletir sobre as relações raciais no Brasil enquanto um componente curricular importante, pois se constituiu também enquanto saberes/conhecimentos necessários para "o ensinar" visando à formação de cidadãos críticos e que tenham a possibilidade de aprender a conviver com as diferenças que compõem nossa sociedade.ABSTRACT: This article seek to present a discussion involving the area of teacher education and the field of race relations in Brazil from the implications of the Law 10,639 for the initial training and continuing education of teachers. We have a significant number of production activities in the above two fields, however, from a set of two clipping issues is an incipient production. Accordingly, we will seek to reflect on race relations in Brazil as an important curricular component, since it was also as knowledge /expertise to "teach" aimed at training and critical citizens who have the ability to learn to live with the differences that make up our society.RÉSUMÉ: Cet article cherche à présenter une discussion portant sur le domaine de la formation des enseignants et le domaine des relations raciales au Brésil par les conséquences de la loi 10.639 pour la formation initiale et la formation continue des enseignants. Nous avons un nombre important d'activités de production dans ces deux domaines, cependant, à partir d'un ensemble de deux questions d'écrêtage est une production naissante. En conséquence, nous chercherons à réfléchir sur les relations raciales au Brésil comme une composante importante du curriculum, puisque c'était aussi la connaissance /expertise pour «enseigner» vise à former des citoyens critiques et qui ont la capacité d'apprendre à vivre avec les différences qui composent notre société.Universidade Federal de Uberlândia2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2406110.14393/REPOD-v2n1a2013-24061Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061/13261Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fabiana de2022-12-06T20:14:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24061Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:14:52Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
title A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
spellingShingle A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
Oliveira, Fabiana de
title_short A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
title_full A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
title_fullStr A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
title_full_unstemmed A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
title_sort A Educação Básica E O Tratamento Da Questão Racial: As Implicações Da Lei 10.639 Para A Formação De Professores / Basic education and treatment of the racial issue: the implications of the Law 10.639 for teacher training
author Oliveira, Fabiana de
author_facet Oliveira, Fabiana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana de
description RESUMO: O presente artigo buscar apresentar uma discussão envolvendo a área da formação de professores e o campo das relações raciais no Brasil a partir das implicações da Lei 10.639 para os cursos de formação inicial e continuada de professores. Temos um número significativo de produções nos dois campos supracitados, no entanto, a partir de um recorte conjunto das duas temáticas há uma incipiente produção. Nesse sentido, buscaremos refletir sobre as relações raciais no Brasil enquanto um componente curricular importante, pois se constituiu também enquanto saberes/conhecimentos necessários para "o ensinar" visando à formação de cidadãos críticos e que tenham a possibilidade de aprender a conviver com as diferenças que compõem nossa sociedade.ABSTRACT: This article seek to present a discussion involving the area of teacher education and the field of race relations in Brazil from the implications of the Law 10,639 for the initial training and continuing education of teachers. We have a significant number of production activities in the above two fields, however, from a set of two clipping issues is an incipient production. Accordingly, we will seek to reflect on race relations in Brazil as an important curricular component, since it was also as knowledge /expertise to "teach" aimed at training and critical citizens who have the ability to learn to live with the differences that make up our society.RÉSUMÉ: Cet article cherche à présenter une discussion portant sur le domaine de la formation des enseignants et le domaine des relations raciales au Brésil par les conséquences de la loi 10.639 pour la formation initiale et la formation continue des enseignants. Nous avons un nombre important d'activités de production dans ces deux domaines, cependant, à partir d'un ensemble de deux questions d'écrêtage est une production naissante. En conséquence, nous chercherons à réfléchir sur les relations raciales au Brésil comme une composante importante du curriculum, puisque c'était aussi la connaissance /expertise pour «enseigner» vise à former des citoyens critiques et qui ont la capacité d'apprendre à vivre avec les différences qui composent notre société.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061
10.14393/REPOD-v2n1a2013-24061
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24061/13261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957620195328