ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é rever questões de acesso e permanência de alunos negros nos bancos escolares do ensino fundamental e no ensino médio brasileiro e a importância da Lei 10.639/2003 enquanto estratégia de combate às desigualdades educacionais e raciais. Ênfase é dada ao conceito de capital humano opondo-se este à ideia de uma cultura nacional e popular que permita a tomada de consciência da opressão e a organização para a luta contra o modelo vigente. Ao lado de alguns momentos políticos e de políticas educacionais, para demonstrar as desigualdades entre brancos e negros, apresentam-se dados do IPEA, IBGE e de pesquisadores.Palabras-chave: Exclusão. Desigualdades educacionais. Educação antirracista.ACCESS, RETENTION AND RACIAL EXCLUSION Abstract:Â The purpose of this article is to review issues of access and retention of black students in elementary schools and secondary education in Brazil and the importance of Brazilian Law 10.639/2003 as a strategy to fight racial and educational inequalities. Emphasis is given to the concept of human capital, in opposition to the idea of a national and popular culture, allowing awareness of the oppression as well as the organization to fight the current model. Alongside some political moments and educational policies, in order to show the inequalities between blacks and whites, we present data from IPEA, IBGE and research.Keywords: Exclusion. Educational inequalities. Anti-racist education.L'ACCESS, SEJOUR ET L'EXCLUSION RACIALEResumé:Â Le but de cet article c'est d'examiner les questions de l'accès et la rétention des étudiants noirs dans les écoles primaires et l'enseignement secondaire, et l'importance de 10.639/2003 la loi brésilienne en tant que stratégie de lutte contre les inégalités raciales et éducatives. L'accent est mis à la notion du capital humain en opposition à cette idée d'une culture nationale actuelle pour permettre la prise de conscience populaire sur l'oppression et sur l'organisation, pour pouvoir lutter contre le modèle actuel. En fera référence à quelques choix politiques et d'éducation, afin de montrer les inégalités entre Noirs et Blancs. Nous présenterons des données de l'IPEA, l'IBGE et d'autres chercheurs.Mots-clés: Exclusion. Les inégalités scolaires. L'éducation anti-raciste. |
id |
UFU-4_ca99cfd40a321c05bef0bcf1d69eaf34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/44576 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIALO objetivo deste artigo é rever questões de acesso e permanência de alunos negros nos bancos escolares do ensino fundamental e no ensino médio brasileiro e a importância da Lei 10.639/2003 enquanto estratégia de combate às desigualdades educacionais e raciais. Ênfase é dada ao conceito de capital humano opondo-se este à ideia de uma cultura nacional e popular que permita a tomada de consciência da opressão e a organização para a luta contra o modelo vigente. Ao lado de alguns momentos políticos e de políticas educacionais, para demonstrar as desigualdades entre brancos e negros, apresentam-se dados do IPEA, IBGE e de pesquisadores.Palabras-chave: Exclusão. Desigualdades educacionais. Educação antirracista.ACCESS, RETENTION AND RACIAL EXCLUSION Abstract:Â The purpose of this article is to review issues of access and retention of black students in elementary schools and secondary education in Brazil and the importance of Brazilian Law 10.639/2003 as a strategy to fight racial and educational inequalities. Emphasis is given to the concept of human capital, in opposition to the idea of a national and popular culture, allowing awareness of the oppression as well as the organization to fight the current model. Alongside some political moments and educational policies, in order to show the inequalities between blacks and whites, we present data from IPEA, IBGE and research.Keywords: Exclusion. Educational inequalities. Anti-racist education.L'ACCESS, SEJOUR ET L'EXCLUSION RACIALEResumé:Â Le but de cet article c'est d'examiner les questions de l'accès et la rétention des étudiants noirs dans les écoles primaires et l'enseignement secondaire, et l'importance de 10.639/2003 la loi brésilienne en tant que stratégie de lutte contre les inégalités raciales et éducatives. L'accent est mis à la notion du capital humain en opposition à cette idée d'une culture nationale actuelle pour permettre la prise de conscience populaire sur l'oppression et sur l'organisation, pour pouvoir lutter contre le modèle actuel. En fera référence à quelques choix politiques et d'éducation, afin de montrer les inégalités entre Noirs et Blancs. Nous présenterons des données de l'IPEA, l'IBGE et d'autres chercheurs.Mots-clés: Exclusion. Les inégalités scolaires. L'éducation anti-raciste.Universidade Federal de Uberlândia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/4457610.14393/REPOD-v5n1a2016-44576Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 No. 1 (2016)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 Núm. 1 (2016)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 No. 1 (2016)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 5 n. 1 (2016)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576/23616Copyright (c) 2018 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTúbero, Rosana2022-12-06T18:21:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/44576Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T18:21:11Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
title |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
spellingShingle |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL Túbero, Rosana |
title_short |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
title_full |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
title_fullStr |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
title_full_unstemmed |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
title_sort |
ACESSO, PERMANÊNCIA E EXCLUSÃO RACIAL |
author |
Túbero, Rosana |
author_facet |
Túbero, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Túbero, Rosana |
description |
O objetivo deste artigo é rever questões de acesso e permanência de alunos negros nos bancos escolares do ensino fundamental e no ensino médio brasileiro e a importância da Lei 10.639/2003 enquanto estratégia de combate às desigualdades educacionais e raciais. Ênfase é dada ao conceito de capital humano opondo-se este à ideia de uma cultura nacional e popular que permita a tomada de consciência da opressão e a organização para a luta contra o modelo vigente. Ao lado de alguns momentos políticos e de políticas educacionais, para demonstrar as desigualdades entre brancos e negros, apresentam-se dados do IPEA, IBGE e de pesquisadores.Palabras-chave: Exclusão. Desigualdades educacionais. Educação antirracista.ACCESS, RETENTION AND RACIAL EXCLUSION Abstract:Â The purpose of this article is to review issues of access and retention of black students in elementary schools and secondary education in Brazil and the importance of Brazilian Law 10.639/2003 as a strategy to fight racial and educational inequalities. Emphasis is given to the concept of human capital, in opposition to the idea of a national and popular culture, allowing awareness of the oppression as well as the organization to fight the current model. Alongside some political moments and educational policies, in order to show the inequalities between blacks and whites, we present data from IPEA, IBGE and research.Keywords: Exclusion. Educational inequalities. Anti-racist education.L'ACCESS, SEJOUR ET L'EXCLUSION RACIALEResumé:Â Le but de cet article c'est d'examiner les questions de l'accès et la rétention des étudiants noirs dans les écoles primaires et l'enseignement secondaire, et l'importance de 10.639/2003 la loi brésilienne en tant que stratégie de lutte contre les inégalités raciales et éducatives. L'accent est mis à la notion du capital humain en opposition à cette idée d'une culture nationale actuelle pour permettre la prise de conscience populaire sur l'oppression et sur l'organisation, pour pouvoir lutter contre le modèle actuel. En fera référence à quelques choix politiques et d'éducation, afin de montrer les inégalités entre Noirs et Blancs. Nous présenterons des données de l'IPEA, l'IBGE et d'autres chercheurs.Mots-clés: Exclusion. Les inégalités scolaires. L'éducation anti-raciste. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576 10.14393/REPOD-v5n1a2016-44576 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v5n1a2016-44576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44576/23616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 No. 1 (2016) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 Núm. 1 (2016) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 5 No. 1 (2016) Revista Educação e Políticas em Debate; v. 5 n. 1 (2016) 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943958149726208 |