Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil. |
id |
UFU-4_ee70f6b2b3105f87ac9e3f8c60e1b7fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24067 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et PratiquesRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil.Universidade Federal de Uberlândia2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2406710.14393/REPOD-v2n1a2013-24067Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067/13267Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ilma Regina Castro Saramago deBruno, Marilda Moraes Garcia2022-12-06T20:20:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24067Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:20:09Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
title |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
spellingShingle |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
title_short |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
title_full |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
title_fullStr |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
title_full_unstemmed |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
title_sort |
Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques |
author |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de |
author_facet |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de Bruno, Marilda Moraes Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Bruno, Marilda Moraes Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de Bruno, Marilda Moraes Garcia |
description |
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24067 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD-v2n1a2013-24067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067/13267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013) Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013) 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943957636972544 |