Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bruno, Marilda Moraes Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067
Resumo: RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil.
id UFU-4_ee70f6b2b3105f87ac9e3f8c60e1b7fe
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24067
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et PratiquesRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil.Universidade Federal de Uberlândia2013-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2406710.14393/REPOD-v2n1a2013-24067Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067/13267Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ilma Regina Castro Saramago deBruno, Marilda Moraes Garcia2022-12-06T20:20:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24067Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T20:20:09Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
title Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
spellingShingle Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
title_short Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
title_full Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
title_fullStr Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
title_full_unstemmed Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
title_sort Políticas De Educação No Contexto Indígena: Discursos E Práticas / Education Policy In The Brazilian Native Context: Discourse And Practices / Politiques D'éducation Dans Un Contexte Indigène: Discours Et Pratiques
author Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
author_facet Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Bruno, Marilda Moraes Garcia
author_role author
author2 Bruno, Marilda Moraes Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ilma Regina Castro Saramago de
Bruno, Marilda Moraes Garcia
description RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as políticas educacionais conquistadas pelos povos indígenas no Brasil, desde a sua colonização. O estudo é um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados, cuja temática abarca a investigação de questões relacionadas à leitura e à escrita de crianças indígenas Guarani e Kaiowá, na região da Grande Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul. É uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, baseada nos estudos culturais. Para tanto, utilizou-se para este estudo, revisão da literatura sobre a temática, bem como documentos oficiais sobre as políticas educacionais em vigor no Brasil.ABSTRACT: This paper aims to present and analyze educational policies achievements of the Brazilian Native people since the colonization of Brazil by the Potuguese. The study is part of ongoing research at the Universidade Federal da Grande Dourados (Federal University of Greater Dourados), covering research issues related to reading and writing of children of the Guarani and Kaiowá nations, living in the Greater Dourados area, Mato Grosso do Sul state. It is a qualitative research, ethnographic, based in cultural studies. Review of literature on the topic, as well as official documents on educational policies in force in Brazil was used for this study.RÉSUMÉ: ce travail présente et analyse les politiques d'éducation conquises par les peuples indigènes au Brésil, depuis sa colonisation. Il fait partie d'une recherche en cours, développée dans le cadre du Programme de Master en Éducation de l'Universidade Federal da Grande Dourados, dont la thématique inclut l'investigation de questions liées à la lecture et à l'écriture d'enfants indigènes guarani et kaiowá, dans la région du grand Dourados, dans l'état du Mato Grosso do Sul. Il s'agit d'une recherche qualitative à caractère ethnographique inspirée des études culturelles et fondée sur une révision de la littérature sur ce thème et une consultation de documents officiels sur les politiques d'éducation en vigueur au Brésil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067
10.14393/REPOD-v2n1a2013-24067
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v2n1a2013-24067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24067/13267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 1 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 1 (2013)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957636972544