A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17379
Resumo: As análises desenvolvidas neste artigo são derivadas das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Observe no âmbito do projeto Observatório de Gestão democrática da educação - Observe no período 1996 até 2009. Enfocaremos o processo de construção da gestão democrática em escolas públicas de Belém - PA, analisando as políticas e práticas dos elementos constitutivos da gestão via instrumentos de formação política e participação, quais sejam: conselhos escolares, eleições diretas para diretores e elaboração do projeto político-pedagógico. Tendo como referência a pesquisa empírica, as análises evidenciam importantes aspectos da complexa tarefa de democratização escolar, em suas múltiplas dimensões e ressalta as prementes necessidades de constituição de canais permanentes de controle social, entendido como a participação na tomada de decisão, no acompanhamento e na fiscalização das ações públicas.ABSTRACT: The analysis developed in this article is derived from research conducted by the Group Observe in the period of 1996 to 2009 within theProjeto Observatório de Gestão Democrática da Educação. We focus on the process of building democratic management in public schools in Belem, PA, analyzing policies and practices of management constituent elements via tools of political formation and participation, namely: school boards, directors direct elections and elaboration of the political-teaching. Having as reference the empirical research, the analyzes demonstrate important aspects of the complex task of democratizing education in its multiple dimensions and highlights the urgent need for establishment of permanent channels of social control, understood as participation in decision making, monitoring and supervision of public actions.
id UFU-4_f5ae793956ed6d3479c9551c5aa14f15
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17379
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for CapitalAs análises desenvolvidas neste artigo são derivadas das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Observe no âmbito do projeto Observatório de Gestão democrática da educação - Observe no período 1996 até 2009. Enfocaremos o processo de construção da gestão democrática em escolas públicas de Belém - PA, analisando as políticas e práticas dos elementos constitutivos da gestão via instrumentos de formação política e participação, quais sejam: conselhos escolares, eleições diretas para diretores e elaboração do projeto político-pedagógico. Tendo como referência a pesquisa empírica, as análises evidenciam importantes aspectos da complexa tarefa de democratização escolar, em suas múltiplas dimensões e ressalta as prementes necessidades de constituição de canais permanentes de controle social, entendido como a participação na tomada de decisão, no acompanhamento e na fiscalização das ações públicas.ABSTRACT: The analysis developed in this article is derived from research conducted by the Group Observe in the period of 1996 to 2009 within theProjeto Observatório de Gestão Democrática da Educação. We focus on the process of building democratic management in public schools in Belem, PA, analyzing policies and practices of management constituent elements via tools of political formation and participation, namely: school boards, directors direct elections and elaboration of the political-teaching. Having as reference the empirical research, the analyzes demonstrate important aspects of the complex task of democratizing education in its multiple dimensions and highlights the urgent need for establishment of permanent channels of social control, understood as participation in decision making, monitoring and supervision of public actions.Universidade Federal de Uberlândia2012-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1737910.14393/REPOD-v1n1a2012-17379Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17379/9535Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos2022-12-06T22:28:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17379Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:28:55Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
title A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
spellingShingle A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
title_short A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
title_full A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
title_fullStr A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
title_full_unstemmed A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
title_sort A Construção da Gestão Democrática em Unidades Escolares e o Novo Tempo para o Capital / The Construction of Democratic Management in School Units and a New Era for Capital
author Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
author_facet Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
description As análises desenvolvidas neste artigo são derivadas das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Observe no âmbito do projeto Observatório de Gestão democrática da educação - Observe no período 1996 até 2009. Enfocaremos o processo de construção da gestão democrática em escolas públicas de Belém - PA, analisando as políticas e práticas dos elementos constitutivos da gestão via instrumentos de formação política e participação, quais sejam: conselhos escolares, eleições diretas para diretores e elaboração do projeto político-pedagógico. Tendo como referência a pesquisa empírica, as análises evidenciam importantes aspectos da complexa tarefa de democratização escolar, em suas múltiplas dimensões e ressalta as prementes necessidades de constituição de canais permanentes de controle social, entendido como a participação na tomada de decisão, no acompanhamento e na fiscalização das ações públicas.ABSTRACT: The analysis developed in this article is derived from research conducted by the Group Observe in the period of 1996 to 2009 within theProjeto Observatório de Gestão Democrática da Educação. We focus on the process of building democratic management in public schools in Belem, PA, analyzing policies and practices of management constituent elements via tools of political formation and participation, namely: school boards, directors direct elections and elaboration of the political-teaching. Having as reference the empirical research, the analyzes demonstrate important aspects of the complex task of democratizing education in its multiple dimensions and highlights the urgent need for establishment of permanent channels of social control, understood as participation in decision making, monitoring and supervision of public actions.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17379
10.14393/REPOD-v1n1a2012-17379
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17379
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17379/9535
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957569863680