OPINIÕES DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA SOBRE O ATENDIMENTO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22255 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar as opiniões dos alunos de Odontologia sobre o atendimento a pacientes com necessidades especiais. Método: Participaram do estudo alunos matriculados no último semestre do Curso de Odontologia. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, aplicados antes e após o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Todas as respostas foram categorizadas com distinção entre foco na pessoa e/ou nas ações inclusivas em: polarização positiva, (aprovação, disposição para contato pessoal ou profissional e para se adaptar/aprender), negativa (pena, preocupação, apreensão, receio e medo/oposição à inclusão) ou sem polarização (situação normal/implantação de ações inclusivas). Resultados: 23 alunos, 12 do gênero feminino e 11 do masculino, com idade média de 22 anos e 8 meses responderam os dois questionários. Os resultados dos dois questionários mostraram, respectivamente, um maior número de respostas com foco na pessoa (n=268 e n= 272) do que nas ações inclusivas (n=29 e n=27). Considerando apenas as questões relacionadas ao contexto profissional, os resultados do primeiro e do segundo questionários apresentaram, respectivamente, respostas com polarização positiva (n=36 e n=38), sem polarização (n=25 e n=37) e negativa (n=19 e n=10). A maioria dos alunos (87,0%) relatou que pretendia atender pacientes com necessidades especiais após formarem. Conclusão: Foi possível concluir que os alunos estão predispostos ao atendimento de pacientes com necessidades especiais. |
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OPINIÕES DOS ALUNOS DE ODONTOLOGIA SOBRE O ATENDIMENTO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAISacadêmicos de Odontologiaensinopacientes com necessidades especiaisinclusão social.Objetivo: Avaliar as opiniões dos alunos de Odontologia sobre o atendimento a pacientes com necessidades especiais. Método: Participaram do estudo alunos matriculados no último semestre do Curso de Odontologia. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, aplicados antes e após o atendimento de pacientes com necessidades especiais. Todas as respostas foram categorizadas com distinção entre foco na pessoa e/ou nas ações inclusivas em: polarização positiva, (aprovação, disposição para contato pessoal ou profissional e para se adaptar/aprender), negativa (pena, preocupação, apreensão, receio e medo/oposição à inclusão) ou sem polarização (situação normal/implantação de ações inclusivas). Resultados: 23 alunos, 12 do gênero feminino e 11 do masculino, com idade média de 22 anos e 8 meses responderam os dois questionários. Os resultados dos dois questionários mostraram, respectivamente, um maior número de respostas com foco na pessoa (n=268 e n= 272) do que nas ações inclusivas (n=29 e n=27). Considerando apenas as questões relacionadas ao contexto profissional, os resultados do primeiro e do segundo questionários apresentaram, respectivamente, respostas com polarização positiva (n=36 e n=38), sem polarização (n=25 e n=37) e negativa (n=19 e n=10). A maioria dos alunos (87,0%) relatou que pretendia atender pacientes com necessidades especiais após formarem. Conclusão: Foi possível concluir que os alunos estão predispostos ao atendimento de pacientes com necessidades especiais.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22255Horizonte Científico; VOL 9, Nº 2 (DEZ 2015)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22255/16896Copyright (c) 2015 Horizonte Científicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Mariana Maciel BatistaOliveira, Fabiana SodréCastro, Alessandra MaiaGodoy, Ana Rita RodriguesSouza, Lorraine VilelaSantiago, Mariana Araújo2015-12-16T10:29:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22255Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2015-12-16T10:29:02Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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