O TRABALHO, A EDUCAÇÃO E A CIDADANIA NO SISTEMA PRISIONAL DE UBERLÂNDIA - MG: UM ESTUDO SOBRE O PRINCÃNCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4552 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da investigação desenvolvida no decorrer de dois anos de pesquisa referente à exploração do labor no sistema prisional, o que se deu através de projeto vinculado ao programa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a conexão entre trabalho, educação, cidadania e sistema prisional, fazendo uma análise da inserção do trabalho no sistema prisional e da importância da educação para a promoção da cidadania. Assim, destacamos as principais modificações estruturais que ocorreram nestes âmbitos e as conseqüências de tais mudanças. A partir de uma análise de natureza exploratório-descritiva, nossos principais instrumentos de pesquisa foram fontes bibliográficas e entrevistas, que contribuíram significativamente para um desvelar da realidade prisional em ligação com o trabalho. Com o intuito de elucidar as questões que permeiam um sistema tão complexo como a prisão, fizemos uma análise crítica em relação ao sistema prisional, ressaltando o porquê das mudanças que o invadiram e as ideologias associadas a tais mudanças. Analisamos ainda a ação do trabalho no sistema prisional e, sua intencionalidade encoberta pelos discursos governamentais que se associam ao capitalismo. Além disso, se evidenciou a importância da utilização de âmbitos como a escola e o mercado de trabalho para a reinserção de indivíduos na sociedade e para o resgate de sua cidadania, identificando também as principais ações em prol da inserção dos apenados no mundo do trabalho e as dificuldades encontradas por essas iniciativas. |
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