O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Nayara Machado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silveira, Cristiane Amaro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939
Resumo: A interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos.
id UFU-5_3f8821b7c34bb3f3ce85379532c6c20a
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17939
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSOvivissecçãométodos alternativosparadigmasrelação humano-animalA interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939/11937Sousa, Nayara MachadoSilveira, Cristiane Amaro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17939Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:21Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
title O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
spellingShingle O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
Sousa, Nayara Machado
vivissecção
métodos alternativos
paradigmas
relação humano-animal
title_short O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
title_full O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
title_fullStr O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
title_full_unstemmed O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
title_sort O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
author Sousa, Nayara Machado
author_facet Sousa, Nayara Machado
Silveira, Cristiane Amaro da
author_role author
author2 Silveira, Cristiane Amaro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Nayara Machado
Silveira, Cristiane Amaro da
dc.subject.por.fl_str_mv vivissecção
métodos alternativos
paradigmas
relação humano-animal
topic vivissecção
métodos alternativos
paradigmas
relação humano-animal
description A interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939/11937
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950538051158016