O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939 |
Resumo: | A interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos. |
id |
UFU-5_3f8821b7c34bb3f3ce85379532c6c20a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17939 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSOvivissecçãométodos alternativosparadigmasrelação humano-animalA interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939/11937Sousa, Nayara MachadoSilveira, Cristiane Amaro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17939Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:21Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
title |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
spellingShingle |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO Sousa, Nayara Machado vivissecção métodos alternativos paradigmas relação humano-animal |
title_short |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
title_full |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
title_fullStr |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
title_full_unstemmed |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
title_sort |
O PARADIGMA DA RELAÇÃO HOMEM-ANIMAL E A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÃRIA DE UBERLÂNDIA SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO USADOS NO CURSO |
author |
Sousa, Nayara Machado |
author_facet |
Sousa, Nayara Machado Silveira, Cristiane Amaro da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Cristiane Amaro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Nayara Machado Silveira, Cristiane Amaro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vivissecção métodos alternativos paradigmas relação humano-animal |
topic |
vivissecção métodos alternativos paradigmas relação humano-animal |
description |
A interação entre homens e animais estabeleceu-se de diferentes modos de acordo com o paradigma de cada época, sendo que novos pensamentos podem ser construídos no decorrer das transformações sociais e proporcionam a emergência de um novo paradigma. Isto está relacionado à vivissecção, método que utiliza animais basicamente para que o homem obtenha conhecimentos sobre o funcionamento do organismo, aprenda técnicas cirúrgicas e faça experimentos científicos. No entanto, as contraposições a esse método crescem, pesquisas mostram que essa técnica pode ser substituída sem prejuízos, e questões éticas e morais confirmam que o sofrimento animal envolvido na vivissecção deve ser finalizado. Assim, essa pesquisa teve por objetivo verificar como os discentes do curso de veterinária entendem esse assunto. Para isso, foram aplicados questionários a estudantes de 5 períodos de uma Universidade em Uberlândia, com perguntas relacionadas aos métodos de ensino com e sem o uso de animais. Os resultados mostram que as opiniões são bem divergentes, muitos alunos são adeptos da substituição de animais vivos por métodos alternativos, enquanto outros acreditam que estes métodos não são tão bons quanto à vivissecção. Verificou-se também a falta de conhecimento e debate sobre o assunto dentro da Universidade, embora grande parte dos alunos se interesse pela polêmica no assunto. Vemos então, que em meio a pensamentos do paradigma antropocêntrico que legitima a utilização de animais para que humanos se favoreçam, o questionamento dessas posturas cresce, emergindo um novo paradigma que acredita em uma forma de ensino ética e com respeito aos demais seres vivos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17939/11937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950538051158016 |