A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329 |
Resumo: | A partir do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa e da Lingüística da Enunciação, este artigo objetiva discutir como se dá a Divulgação Científica (DC), via mídia televisiva, em programas educativos cujo público-alvo é o infanto-juvenil. Com este propósito, tomamos como corpus de análise alguns episódios dos programas "X-Tudo", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "O Mundo de Beakman". Esta seleção foi feita a fim de analisarmos qual seria o tratamento dado pela mídia televisiva em relação à ciência e sua divulgação; ou seja, questionamos o que seria considerado ciência e o que ficaria à margem na produção de programas que promovem a DC, voltando-a ao público infanto-juvenil e cujo objetivo primeiro refere-se à educação e à difusão de cultura. Chegamos à conclusão de que a DC na mídia televisiva se constitui na relação entre discursos (científico, pedagógico, lúdico e midiático) e nessa relação se (re)produz uma construção estereotipada de ciência, cientista e público-alvo |
id |
UFU-5_496339da4f5f47565dd083b0bf9856f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7329 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENISDivulgação CientíficaMídia TelevisivaPrograma EducativoLúdicoPúblico-alvoA partir do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa e da Lingüística da Enunciação, este artigo objetiva discutir como se dá a Divulgação Científica (DC), via mídia televisiva, em programas educativos cujo público-alvo é o infanto-juvenil. Com este propósito, tomamos como corpus de análise alguns episódios dos programas "X-Tudo", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "O Mundo de Beakman". Esta seleção foi feita a fim de analisarmos qual seria o tratamento dado pela mídia televisiva em relação à ciência e sua divulgação; ou seja, questionamos o que seria considerado ciência e o que ficaria à margem na produção de programas que promovem a DC, voltando-a ao público infanto-juvenil e cujo objetivo primeiro refere-se à educação e à difusão de cultura. Chegamos à conclusão de que a DC na mídia televisiva se constitui na relação entre discursos (científico, pedagógico, lúdico e midiático) e nessa relação se (re)produz uma construção estereotipada de ciência, cientista e público-alvoUFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329/4729Cíntia Alferes, SirleneHernandes Agustini, Cármen Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-04-08T13:45:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7329Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-04-08T13:45:07Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
title |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
spellingShingle |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS Cíntia Alferes, Sirlene Divulgação Científica Mídia Televisiva Programa Educativo Lúdico Público-alvo |
title_short |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
title_full |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
title_fullStr |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
title_full_unstemmed |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
title_sort |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA MÍDIA TELEVISIVA: OS PROGRAMAS EDUCATIVOS INFANTO-JUVENIS |
author |
Cíntia Alferes, Sirlene |
author_facet |
Cíntia Alferes, Sirlene Hernandes Agustini, Cármen Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Hernandes Agustini, Cármen Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cíntia Alferes, Sirlene Hernandes Agustini, Cármen Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divulgação Científica Mídia Televisiva Programa Educativo Lúdico Público-alvo |
topic |
Divulgação Científica Mídia Televisiva Programa Educativo Lúdico Público-alvo |
description |
A partir do quadro teórico da Análise de Discurso de linha francesa e da Lingüística da Enunciação, este artigo objetiva discutir como se dá a Divulgação Científica (DC), via mídia televisiva, em programas educativos cujo público-alvo é o infanto-juvenil. Com este propósito, tomamos como corpus de análise alguns episódios dos programas "X-Tudo", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "O Mundo de Beakman". Esta seleção foi feita a fim de analisarmos qual seria o tratamento dado pela mídia televisiva em relação à ciência e sua divulgação; ou seja, questionamos o que seria considerado ciência e o que ficaria à margem na produção de programas que promovem a DC, voltando-a ao público infanto-juvenil e cujo objetivo primeiro refere-se à educação e à difusão de cultura. Chegamos à conclusão de que a DC na mídia televisiva se constitui na relação entre discursos (científico, pedagógico, lúdico e midiático) e nessa relação se (re)produz uma construção estereotipada de ciência, cientista e público-alvo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7329/4729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537152528384 |