A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544 |
Resumo: | Neste projeto, objetivamos mostrar a apropriação que Roberto Piva, e Carlos Felipe Moisés, fazem de Mário de Andrade, e de sua obra Paulicéia desvairada (s/d), tanto no poema intitulado "No Parque Ibirapuera", da obra Paranóia (2000), de Piva, como no poema de Moisés: "Mário de Andrade em San Francisco" (2000). Assim, lemos criticamente a poesia de Mário de Andrade relacionando-a com autores contemporâneos, principalmente sua máscara Arlequinal. Além disso, procuramos ler, analisar e interpretar com mais acuidade e olhar crítico a obra Paulicéia desvairada (s/d); interpretar as obras de Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva, sob a contextualização da chamada geração de 60; estudar e analisar as especificidades da poesia modernista de Mário de Andrade; observar detidamente as relações intertextuais entre os poetas contemporâneos e a poesia modernista. Como obras básicas para a compreensão da poesia de Mário de Andrade, elencamos João Luiz Lafetá e Antonio Candido. Para a leitura dos poetas contemporâneos, tivemos o auxílio da obra de Susana Scramin; Cláudio Willer; da antologia organizada por Carlos Felipe Moisés; do relatório de pós-doutorado de João Carlos Biella. Lemos ainda Giorgio Agamben. Como metodologia, participamos de orientações semanais, seminários, simpósios, palestras sobre literatura, história, filosofia e cultura. Buscamos situar Mário de Andrade, Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva em seus tempos histórico, social e cultural, além de revisão dos estudos críticos em torno desse tema; fichamos as obras que tratam de intertextualidade, e da especificidade da poesia modernista de Mário de Andrade; textos críticos de teoria e história literária. Contudo, observamos que o novo sistema cultural pós 1930 não significa cortar as linhas que articulam sua literatura com o Modernismo, mas ver novas configurações históricas que exigem novas experiências artísticas, como a de Piva e Moisés. Esses autores se mostram como agentes da ruptura (com modelos de escrita passados) na contemporaneidade, além de serem plurais e multifacetados esteticamente. Nota-se que eles se apropriam da figura de Mário de Andrade, e de sua máscara Arlequinal e, mais ainda, coabitam e coexistem com ele em seus poemas. |
id |
UFU-5_57cf1e3d9ce0728ba985c7380fe74d81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22544 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA.poesiaintertextualidadegeração de 60.Neste projeto, objetivamos mostrar a apropriação que Roberto Piva, e Carlos Felipe Moisés, fazem de Mário de Andrade, e de sua obra Paulicéia desvairada (s/d), tanto no poema intitulado "No Parque Ibirapuera", da obra Paranóia (2000), de Piva, como no poema de Moisés: "Mário de Andrade em San Francisco" (2000). Assim, lemos criticamente a poesia de Mário de Andrade relacionando-a com autores contemporâneos, principalmente sua máscara Arlequinal. Além disso, procuramos ler, analisar e interpretar com mais acuidade e olhar crítico a obra Paulicéia desvairada (s/d); interpretar as obras de Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva, sob a contextualização da chamada geração de 60; estudar e analisar as especificidades da poesia modernista de Mário de Andrade; observar detidamente as relações intertextuais entre os poetas contemporâneos e a poesia modernista. Como obras básicas para a compreensão da poesia de Mário de Andrade, elencamos João Luiz Lafetá e Antonio Candido. Para a leitura dos poetas contemporâneos, tivemos o auxílio da obra de Susana Scramin; Cláudio Willer; da antologia organizada por Carlos Felipe Moisés; do relatório de pós-doutorado de João Carlos Biella. Lemos ainda Giorgio Agamben. Como metodologia, participamos de orientações semanais, seminários, simpósios, palestras sobre literatura, história, filosofia e cultura. Buscamos situar Mário de Andrade, Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva em seus tempos histórico, social e cultural, além de revisão dos estudos críticos em torno desse tema; fichamos as obras que tratam de intertextualidade, e da especificidade da poesia modernista de Mário de Andrade; textos críticos de teoria e história literária. Contudo, observamos que o novo sistema cultural pós 1930 não significa cortar as linhas que articulam sua literatura com o Modernismo, mas ver novas configurações históricas que exigem novas experiências artísticas, como a de Piva e Moisés. Esses autores se mostram como agentes da ruptura (com modelos de escrita passados) na contemporaneidade, além de serem plurais e multifacetados esteticamente. Nota-se que eles se apropriam da figura de Mário de Andrade, e de sua máscara Arlequinal e, mais ainda, coabitam e coexistem com ele em seus poemas.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2014-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544Horizonte Científico; VOL 9, Nº 1 (MAI 2015)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544/15715Rocha, Helen Cristine Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T14:05:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22544Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2015-05-19T14:05:11Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
title |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
spellingShingle |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. Rocha, Helen Cristine Alves poesia intertextualidade geração de 60. |
title_short |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
title_full |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
title_fullStr |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
title_full_unstemmed |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
title_sort |
A POESIA DE MÃRIO DE ANDRADE EM DIÃLOGO COM DOIS POETAS CONTEMPORÂNEOS: CARLOS FELIPE MOISÉS E ROBERTO PIVA. |
author |
Rocha, Helen Cristine Alves |
author_facet |
Rocha, Helen Cristine Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Helen Cristine Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poesia intertextualidade geração de 60. |
topic |
poesia intertextualidade geração de 60. |
description |
Neste projeto, objetivamos mostrar a apropriação que Roberto Piva, e Carlos Felipe Moisés, fazem de Mário de Andrade, e de sua obra Paulicéia desvairada (s/d), tanto no poema intitulado "No Parque Ibirapuera", da obra Paranóia (2000), de Piva, como no poema de Moisés: "Mário de Andrade em San Francisco" (2000). Assim, lemos criticamente a poesia de Mário de Andrade relacionando-a com autores contemporâneos, principalmente sua máscara Arlequinal. Além disso, procuramos ler, analisar e interpretar com mais acuidade e olhar crítico a obra Paulicéia desvairada (s/d); interpretar as obras de Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva, sob a contextualização da chamada geração de 60; estudar e analisar as especificidades da poesia modernista de Mário de Andrade; observar detidamente as relações intertextuais entre os poetas contemporâneos e a poesia modernista. Como obras básicas para a compreensão da poesia de Mário de Andrade, elencamos João Luiz Lafetá e Antonio Candido. Para a leitura dos poetas contemporâneos, tivemos o auxílio da obra de Susana Scramin; Cláudio Willer; da antologia organizada por Carlos Felipe Moisés; do relatório de pós-doutorado de João Carlos Biella. Lemos ainda Giorgio Agamben. Como metodologia, participamos de orientações semanais, seminários, simpósios, palestras sobre literatura, história, filosofia e cultura. Buscamos situar Mário de Andrade, Carlos Felipe Moisés e Roberto Piva em seus tempos histórico, social e cultural, além de revisão dos estudos críticos em torno desse tema; fichamos as obras que tratam de intertextualidade, e da especificidade da poesia modernista de Mário de Andrade; textos críticos de teoria e história literária. Contudo, observamos que o novo sistema cultural pós 1930 não significa cortar as linhas que articulam sua literatura com o Modernismo, mas ver novas configurações históricas que exigem novas experiências artísticas, como a de Piva e Moisés. Esses autores se mostram como agentes da ruptura (com modelos de escrita passados) na contemporaneidade, além de serem plurais e multifacetados esteticamente. Nota-se que eles se apropriam da figura de Mário de Andrade, e de sua máscara Arlequinal e, mais ainda, coabitam e coexistem com ele em seus poemas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22544/15715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 9, Nº 1 (MAI 2015) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950538166501376 |