A intertextualidade na primeira poesia de Roberto Piva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beso (Escritor)
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610367
Resumo: Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pecora
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spelling A intertextualidade na primeira poesia de Roberto PivaThe intertextuality in Roberto Piva's first poetryPiva, Roberto, 1937-2010Poesia brasileiraIntertextualidadeCríticaBrazilian poetryIntertextualityLiterary criticOrientador: Antonio Alcir Bernardez PecoraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este projeto pretende desenvolver um estudo da poesia de Roberto Piva (1937-), particularmente de sua fase inicial (primeira metade da década de 60), propondo uma análise intertextual pelas referências literárias presentes em sua obra, e na maneira como funcionam de matriz poética para a constituição de sua própria poesia. O corpus de poemas a serem analisados nesse estudo é: o poema intitulado "Ode a Fernando Pessoa", de 1961, os manifestos em prosa poética "O Minotauro dos minutos", "A máquina de matar o tempo", "Bules, bílis e bolas" e "Catedral da Desordem", datados de 1962, e os dois primeiros livros de Piva -Paranóia (1963) e Piazzas (1964). Destacam-se, para o presente estudo, os seguintes autores referidos neste corpus e considerados na análise da poesia de Piva: Mário de Andrade, Allen Ginsberg, Oswald de Andrade, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Walt Whitman, Fernando Pessoa, Wladimir Maiakovski, Federico Garcia Lorca, Dante Alighieri, William Blake e Pablo Neruda.Abstract: This project aims to study Roberto Piva's poetry, in particular its first period (beginning of the 60's), with the purpose to make an intertextual analysis by the literary references present in his writings, and in the way how they work like a poetic matrix to construct his original poetry. The corpus of the poems to be analyzed in this research is: the poem entitled "Ode a Fernando Pessoa" (1961); the prose-poetic manifests "O Minotauro dos minutos", "A máquina de matar o tempo", "Bules, bílis e bolas" and "Catedral da Desordem" (1962); and, finally, the first two books "Paranóia" (1963) and "Piazzas" (1964). Considering the dialog of the Piva's poetry with the literature, the present study detach the citations and allusions, in his poems, from the authors: Mario de Andrade, Allen Ginsberg, Oswald de Andrade, Jorge de Lima, Murilo Mendes, Walt Whitman, Fernando Pessoa, Wladimir Maiakovski, Federico Garcia Lorca, Dante Alighieri, William Blake e Pablo Neruda.MestradoLiteratura BrasileiraMestre em Teoria e História Literária[s.n.]Pécora, Alcir, 1954-Pécora, Alcir, 1954-Franchetti, PauloMoraes, Eliane RobertMorganti, Bianca FanelliPrata, PatriciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBeso (Escritor)2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf252 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610367BESO. A intertextualidade na primeira poesia de Roberto Piva. 2009. 252 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610367. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468729porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:48Zoai::468729Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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