ESTUDO DA CONFIABILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE UBERLÂNDIA, MG POR MEIO DA MICROSSIMULAÇÃO
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4227 |
Resumo: | A Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de priorizar um transporte coletivo equânime e de qualidade, implantou o corredor de ônibus na Avenida João Naves de avila, que possui aproximadamente 7,5 Km de extensão, e se conecta a dois terminais de integração: o Terminal Central e o Terminal Santa Luzia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho do transporte coletivo urbano neste corredor de ônibus na cidade, por meio dos programas computacionais de simulação e microssimulação, SATURN e DRACULA, que simulam o fluxo de veículos de maneira rápida e barata e permitem uma visualização em computador da operação do transporte coletivo. Dados da rede viária e uma matriz de origem e destino de viagens veiculares, além de dados geométricos e de controle de tráfego, foram introduzidos nos programas e utilizados na simulação. Após a introdução dos dados foram analisados os resultados das simulações e avaliado o desempenho do transporte coletivo, sendo de grande importância tanto para os operadores do sistema quanto para os usuários do transporte urbano como um todo. |
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ESTUDO DA CONFIABILIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE UBERLÂNDIA, MG POR MEIO DA MICROSSIMULAÇÃOA Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de priorizar um transporte coletivo equânime e de qualidade, implantou o corredor de ônibus na Avenida João Naves de avila, que possui aproximadamente 7,5 Km de extensão, e se conecta a dois terminais de integração: o Terminal Central e o Terminal Santa Luzia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho do transporte coletivo urbano neste corredor de ônibus na cidade, por meio dos programas computacionais de simulação e microssimulação, SATURN e DRACULA, que simulam o fluxo de veículos de maneira rápida e barata e permitem uma visualização em computador da operação do transporte coletivo. Dados da rede viária e uma matriz de origem e destino de viagens veiculares, além de dados geométricos e de controle de tráfego, foram introduzidos nos programas e utilizados na simulação. Após a introdução dos dados foram analisados os resultados das simulações e avaliado o desempenho do transporte coletivo, sendo de grande importância tanto para os operadores do sistema quanto para os usuários do transporte urbano como um todo.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DO TRANSPORTE COLETIVOapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4227Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4227/3167Faggioni, Andreza CauhySorratini, José Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4227Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:36Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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A Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o objetivo de priorizar um transporte coletivo equânime e de qualidade, implantou o corredor de ônibus na Avenida João Naves de avila, que possui aproximadamente 7,5 Km de extensão, e se conecta a dois terminais de integração: o Terminal Central e o Terminal Santa Luzia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho do transporte coletivo urbano neste corredor de ônibus na cidade, por meio dos programas computacionais de simulação e microssimulação, SATURN e DRACULA, que simulam o fluxo de veículos de maneira rápida e barata e permitem uma visualização em computador da operação do transporte coletivo. Dados da rede viária e uma matriz de origem e destino de viagens veiculares, além de dados geométricos e de controle de tráfego, foram introduzidos nos programas e utilizados na simulação. Após a introdução dos dados foram analisados os resultados das simulações e avaliado o desempenho do transporte coletivo, sendo de grande importância tanto para os operadores do sistema quanto para os usuários do transporte urbano como um todo. |
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