Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brudna, Luã
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164576
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_84d300e660b8f2e29b31970b004d4eb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/164576
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBrudna, LuãCoelho, Alexandre Hering2016-07-19T00:19:21Z2016-07-19T00:19:21Z2016-06-30https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164576TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O presente trabalho tem como objetivo a análise operacional da linha de ônibus TITRIUFSC 180 em relação ao incremento do tráfego utilizando a técnica de microssimulação. A linha em estudo opera no bairro Trindade do município de Florianópolis. Por meio de um plano de aquisição de dados de tráfego foram realizadas contagens, as quais foram utilizadas na modelagem do cenário atual. A infraestrutura e o sistema de controle de tráfego também foram abordados e modelados. Dados de frota de veículos do município, disponibilizados ao público, foram utilizados para projetar a demanda para o ano de 2036. Por meio das simulações, veri cou-se um aumento de até 42% no tempo de percurso da linha em questão, não in uenciando, porém, a frota de ônibus necessária para suprir a linha estudada por se tratar de uma linha com tempo de atendimento superior ao tempo de percurso. A microssimulação aplicada a análise operacional de linhas de transporte coletivo se demonstrou útil, sendo, porém, necessário cautela em sua utilização devido a comportamentos inesperados no modelo que possivelmente podem vir a ocorrer, além de ser imprescindível analisar a proximidade do modelo com a realidade.The following paper has as a primary objective the operational analysis of the TITRIUFSC 180 bus line in relation to the tra c increment using microssimulation technique. The bus line operates in the Trindade neighbourhood, which is located in Florianópolis. Data was gathered following a data collection plan, which was then used for the modelling of the present scenario. The infrastructure and tra c light control were also accounted and modelled. Open source data of the number of vehicles in the city was used to statistically predict the tra c demand until the year of 2036. Through the simulations it was concluded that the total travel time of the studied bus line increased by 42%, which was not enough to justify having a larger number of buses during the mornings being operated because of its large amount of frequency time. The use of microssimulation technique applied to the operational analysis of public transportation proved to be very useful, while also demanding caution on its use because of possible errors and therefore being necessary to analyse the reliability of the proposed model.81 f.Florianópolis, SCMicrossimulação de tráfegoTransporte públicoPesquisa de tráfegoEstudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtcc_final_lua.pdftcc_final_lua.pdfapplication/pdf12140759https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/164576/1/tcc_final_lua.pdff44e7b34128f37bee0534b7275149f48MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/164576/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1645762016-07-18 21:19:21.958oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-07-19T00:19:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
title Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
spellingShingle Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
Brudna, Luã
Microssimulação de tráfego
Transporte público
Pesquisa de tráfego
title_short Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
title_full Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
title_fullStr Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
title_full_unstemmed Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
title_sort Estudo de influência do tráfego na operação de uma linha de transporte coletivo utilizando microssimulação
author Brudna, Luã
author_facet Brudna, Luã
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Brudna, Luã
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Alexandre Hering
contributor_str_mv Coelho, Alexandre Hering
dc.subject.por.fl_str_mv Microssimulação de tráfego
Transporte público
Pesquisa de tráfego
topic Microssimulação de tráfego
Transporte público
Pesquisa de tráfego
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-19T00:19:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-19T00:19:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164576
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/164576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/164576/1/tcc_final_lua.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/164576/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f44e7b34128f37bee0534b7275149f48
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805182626136064