ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041 |
Resumo: | O presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. |
id |
UFU-5_77ce5652498f8a39f33dfae8654783ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4041 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativosO presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnalise/Entrevistaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041/3012Ferreira, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4041Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:07Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
title |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
spellingShingle |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos Ferreira, Carolina |
title_short |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
title_full |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
title_fullStr |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
title_full_unstemmed |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
title_sort |
ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos |
author |
Ferreira, Carolina |
author_facet |
Ferreira, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina |
description |
O presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Analise/Entrevista |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041/3012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950535734853632 |