ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041
Resumo: O presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.
id UFU-5_77ce5652498f8a39f33dfae8654783ad
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4041
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativosO presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnalise/Entrevistaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041/3012Ferreira, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:07Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4041Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:07Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
title ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
spellingShingle ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
Ferreira, Carolina
title_short ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
title_full ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
title_fullStr ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
title_full_unstemmed ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
title_sort ENSINO DE GEOGRAFIA ESPECIAL E INCLUSIVO: O processo de ensino-aprendizagem com estudantes hiperativos
author Ferreira, Carolina
author_facet Ferreira, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina
description O presente artigo possui o objetivo em divulgar os resultados obtidos com a realização da pesquisa de iniciação científica realizada com o apoio do PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - do CNPq/UFU. Este estudo consta da discussão do processo de inclusão escolar das pessoas que possuem necessidades educativas especiais, além de analisar mais especificamente o caso dos alunos com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. No decorrer do artigo, será abordada a questão da conceituação sobre os indivíduos com TDAH, a análise dos seus traços característicos de comportamento e conduta; as práticas pedagógicas utilizadas para o seu ensino, além de ser apresentado o resultado relativo à realização de um levantamento sobre o atendimento de crianças com TDAH no Ensino Fundamental das Escolas Públicas do município de Uberlândia. Há também o relato da vivência em uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental no município de Uberlândia, a qual oferece um atendimento alternativo para estudantes com TDAH na perspectiva da educação inclusiva. Enfim, neste estudo, são analisadas as propostas e alternativas encontradas para a melhoria da formação dos graduandos em Geografia por meio de sugestões de práticas pedagógicas utilizadas para o ensino dos conteúdos da disciplina de Geografia, adequadas ao processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Analise/Entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4041/3012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535734853632