A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jamille Rabelo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765
Resumo: Com uma escrita determinada por elementos arquetípicos, a obra de Dora Ferreira da Silva tem presença assegurada no cenário poético brasileiro. Pela marcante construção simbólica da reutilização dos mitos enquanto atualizadores das verdades presentes nos seres humanos, a poeta demonstra que é a sacralidade da tradição mítica que confere atemporalidade à poesia. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o mito de Narciso, na obra Hídrias, da poeta Dora Ferreira da Silva, de maneira a elucidar de que modo os recursos míticos são influentes na obra da poeta referida e como eles manifestam uma relação com a atemporalidade da condição humana.
id UFU-5_8c0950d87ad8e65bff778f3dbdd246d1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14765
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.MitoPoesiaImaginárioMito de NarcisoDora Ferreira da Silva.Com uma escrita determinada por elementos arquetípicos, a obra de Dora Ferreira da Silva tem presença assegurada no cenário poético brasileiro. Pela marcante construção simbólica da reutilização dos mitos enquanto atualizadores das verdades presentes nos seres humanos, a poeta demonstra que é a sacralidade da tradição mítica que confere atemporalidade à poesia. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o mito de Narciso, na obra Hídrias, da poeta Dora Ferreira da Silva, de maneira a elucidar de que modo os recursos míticos são influentes na obra da poeta referida e como eles manifestam uma relação com a atemporalidade da condição humana.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765/12355Freitas, Jamille Rabelo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14765Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:22Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
title A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
spellingShingle A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
Freitas, Jamille Rabelo de
Mito
Poesia
Imaginário
Mito de Narciso
Dora Ferreira da Silva.
title_short A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
title_full A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
title_fullStr A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
title_full_unstemmed A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
title_sort A SINGULARIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA E SUA RELAÇÃO COM O MITO DE NARCISO EM HÍDRIAS, DE DORA FERREIRA DA SILVA.
author Freitas, Jamille Rabelo de
author_facet Freitas, Jamille Rabelo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Jamille Rabelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Mito
Poesia
Imaginário
Mito de Narciso
Dora Ferreira da Silva.
topic Mito
Poesia
Imaginário
Mito de Narciso
Dora Ferreira da Silva.
description Com uma escrita determinada por elementos arquetípicos, a obra de Dora Ferreira da Silva tem presença assegurada no cenário poético brasileiro. Pela marcante construção simbólica da reutilização dos mitos enquanto atualizadores das verdades presentes nos seres humanos, a poeta demonstra que é a sacralidade da tradição mítica que confere atemporalidade à poesia. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o mito de Narciso, na obra Hídrias, da poeta Dora Ferreira da Silva, de maneira a elucidar de que modo os recursos míticos são influentes na obra da poeta referida e como eles manifestam uma relação com a atemporalidade da condição humana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14765/12355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537703030784