INFERÊNCIAS ESTATÃSTICAS DAS DIMENSÕES COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DO ANO DE 2010
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22084 |
Resumo: | Esse estudo visou examinar estatisticamente os dados relativos à autoavaliação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede em Uberlândia, Minas Gerais. O banco de dados foi constituído a partir da aplicação de questionários digitais, via internet, que registravam a percepção dos sujeitos analisados em relação a determinados itens das variáveis analisadas. As respostas foram dadas por 622 docentes, 2872 discentes e 1521 técnicos administrativos. A partir do banco de dados, viabilizado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), constituíram-se intervalos de confiança de 95 %, relativos à percepção desses grupos de respondentes em relação às variáveis: responsabilidade social e comunicação. Analisou-se, por meio da realização do teste do qui-quadrado, a existência de dependência estatística entre as opiniões e os três segmentos acadêmicos para as variáveis examinadas. Observou-se ainda se há diferença significativa entre as proporções de respostas dos três grupos, considerando-se os itens avaliados, utilizando-se o teste de comparação múltipla entre proporções. O teste do qui-quadrado remeteu à aceitação da hipótese de que existe dependência entre os segmentos e a opinião desses grupos para as dimensões estudadas. Verificou-se que, de modo geral, as respostas foram mais positivas por parte dos técnicos administrativos, em seguida pelos discentes e por fim pelos docentes. O presente estudo permite aos administradores um tratamento diferenciado dessas questões para os três segmentos da universidade. |
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INFERÊNCIAS ESTATÃSTICAS DAS DIMENSÕES COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DO ANO DE 2010EstatísticaAutoavaliação InstitucionalEnsino Superior - UFUEsse estudo visou examinar estatisticamente os dados relativos à autoavaliação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede em Uberlândia, Minas Gerais. O banco de dados foi constituído a partir da aplicação de questionários digitais, via internet, que registravam a percepção dos sujeitos analisados em relação a determinados itens das variáveis analisadas. As respostas foram dadas por 622 docentes, 2872 discentes e 1521 técnicos administrativos. A partir do banco de dados, viabilizado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), constituíram-se intervalos de confiança de 95 %, relativos à percepção desses grupos de respondentes em relação às variáveis: responsabilidade social e comunicação. Analisou-se, por meio da realização do teste do qui-quadrado, a existência de dependência estatística entre as opiniões e os três segmentos acadêmicos para as variáveis examinadas. Observou-se ainda se há diferença significativa entre as proporções de respostas dos três grupos, considerando-se os itens avaliados, utilizando-se o teste de comparação múltipla entre proporções. O teste do qui-quadrado remeteu à aceitação da hipótese de que existe dependência entre os segmentos e a opinião desses grupos para as dimensões estudadas. Verificou-se que, de modo geral, as respostas foram mais positivas por parte dos técnicos administrativos, em seguida pelos discentes e por fim pelos docentes. O presente estudo permite aos administradores um tratamento diferenciado dessas questões para os três segmentos da universidade.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22084Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22084/12354Guimarães, Ednaldo CarvalhoTeixeira, Danúbia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22084Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:22Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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INFERÊNCIAS ESTATÃSTICAS DAS DIMENSÕES COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DO ANO DE 2010 Guimarães, Ednaldo Carvalho Estatística Autoavaliação Institucional Ensino Superior - UFU |
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Esse estudo visou examinar estatisticamente os dados relativos à autoavaliação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com sede em Uberlândia, Minas Gerais. O banco de dados foi constituído a partir da aplicação de questionários digitais, via internet, que registravam a percepção dos sujeitos analisados em relação a determinados itens das variáveis analisadas. As respostas foram dadas por 622 docentes, 2872 discentes e 1521 técnicos administrativos. A partir do banco de dados, viabilizado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), constituíram-se intervalos de confiança de 95 %, relativos à percepção desses grupos de respondentes em relação às variáveis: responsabilidade social e comunicação. Analisou-se, por meio da realização do teste do qui-quadrado, a existência de dependência estatística entre as opiniões e os três segmentos acadêmicos para as variáveis examinadas. Observou-se ainda se há diferença significativa entre as proporções de respostas dos três grupos, considerando-se os itens avaliados, utilizando-se o teste de comparação múltipla entre proporções. O teste do qui-quadrado remeteu à aceitação da hipótese de que existe dependência entre os segmentos e a opinião desses grupos para as dimensões estudadas. Verificou-se que, de modo geral, as respostas foram mais positivas por parte dos técnicos administrativos, em seguida pelos discentes e por fim pelos docentes. O presente estudo permite aos administradores um tratamento diferenciado dessas questões para os três segmentos da universidade. |
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