O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Camila Nataly
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Buim Arena, Adriana Pastorello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998
Resumo: A pesquisa intitulada Leitura digital: implicações para pesquisa escolar, financiada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), tem o objetivo de investigar a leitura em ambiante virtual para a realização de pesquisas escolares. O texto apresentará a descrição das observações, resultantes de pesquisa-ação, e sua respectiva análise, cuja referência são os estudos pautados na perspectiva marxista. Será apresentado neste texto, um recorte dos dados coletados na pesquisa, com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia. Os dados gerados no ambiente da sala de informática, foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2009, por duas horas semanais com oito alunos que se encontravam em período extra-escolar para realização das atividades previstas pelo projeto. Foi analisado o resultado de uma atividade específica, ensinada pelo pequisador e por duas bolsistas referente ao comportamento do leitor diante textos on-line captados na WWW e sites específicos. As conclusões indicam que, apesar de terem aulas semanais de informática, os alunos não aprendem como usar todo o potencial dos instrumentos de busca disponíveis na internet, porque estão acostumados a obedecer às orientações para acessar apenas sites indicados pela professora, ou a fazer uso de softwares pedagógicos. Por essas razões, os alunos apresentam baixo desempenho ao buscarem informações precisas para as pesquisas escolares que a eles são solicitadas.
id UFU-5_d7d5edbbc8dfdc552570844f7ef3a351
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7998
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURAPesquisa escolarSistemas de buscaLeitura na internet.A pesquisa intitulada Leitura digital: implicações para pesquisa escolar, financiada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), tem o objetivo de investigar a leitura em ambiante virtual para a realização de pesquisas escolares. O texto apresentará a descrição das observações, resultantes de pesquisa-ação, e sua respectiva análise, cuja referência são os estudos pautados na perspectiva marxista. Será apresentado neste texto, um recorte dos dados coletados na pesquisa, com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia. Os dados gerados no ambiente da sala de informática, foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2009, por duas horas semanais com oito alunos que se encontravam em período extra-escolar para realização das atividades previstas pelo projeto. Foi analisado o resultado de uma atividade específica, ensinada pelo pequisador e por duas bolsistas referente ao comportamento do leitor diante textos on-line captados na WWW e sites específicos. As conclusões indicam que, apesar de terem aulas semanais de informática, os alunos não aprendem como usar todo o potencial dos instrumentos de busca disponíveis na internet, porque estão acostumados a obedecer às orientações para acessar apenas sites indicados pela professora, ou a fazer uso de softwares pedagógicos. Por essas razões, os alunos apresentam baixo desempenho ao buscarem informações precisas para as pesquisas escolares que a eles são solicitadas.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998/7767Pinho, Camila NatalyBuim Arena, Adriana Pastorelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/7998Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
title O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
spellingShingle O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
Pinho, Camila Nataly
Pesquisa escolar
Sistemas de busca
Leitura na internet.
title_short O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
title_full O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
title_fullStr O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
title_full_unstemmed O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
title_sort O COMPORTAMENTO DO LEITOR VIRTUAL NAS PESQUISAS ESCOLARES: NOVAS MODALIDADES DE LEITURA
author Pinho, Camila Nataly
author_facet Pinho, Camila Nataly
Buim Arena, Adriana Pastorello
author_role author
author2 Buim Arena, Adriana Pastorello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Camila Nataly
Buim Arena, Adriana Pastorello
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa escolar
Sistemas de busca
Leitura na internet.
topic Pesquisa escolar
Sistemas de busca
Leitura na internet.
description A pesquisa intitulada Leitura digital: implicações para pesquisa escolar, financiada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), tem o objetivo de investigar a leitura em ambiante virtual para a realização de pesquisas escolares. O texto apresentará a descrição das observações, resultantes de pesquisa-ação, e sua respectiva análise, cuja referência são os estudos pautados na perspectiva marxista. Será apresentado neste texto, um recorte dos dados coletados na pesquisa, com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia. Os dados gerados no ambiente da sala de informática, foram coletados entre os meses de novembro e dezembro de 2009, por duas horas semanais com oito alunos que se encontravam em período extra-escolar para realização das atividades previstas pelo projeto. Foi analisado o resultado de uma atividade específica, ensinada pelo pequisador e por duas bolsistas referente ao comportamento do leitor diante textos on-line captados na WWW e sites específicos. As conclusões indicam que, apesar de terem aulas semanais de informática, os alunos não aprendem como usar todo o potencial dos instrumentos de busca disponíveis na internet, porque estão acostumados a obedecer às orientações para acessar apenas sites indicados pela professora, ou a fazer uso de softwares pedagógicos. Por essas razões, os alunos apresentam baixo desempenho ao buscarem informações precisas para as pesquisas escolares que a eles são solicitadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/7998/7767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537159868416