Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Costa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
Resumo: Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet.
id UFC-7_c1ff0c72b9b535b82dc90b124b23c2ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42496
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internetLeituraInternetBooktubeTrata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet.Nunes, Jefferson VerasSouza, Renata Costa de2019-06-06T13:41:14Z2019-06-06T13:41:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T13:41:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42496Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:04.059202Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
title Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
spellingShingle Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
Souza, Renata Costa de
Leitura
Internet
Booktube
title_short Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
title_full Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
title_fullStr Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
title_full_unstemmed Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
title_sort Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
author Souza, Renata Costa de
author_facet Souza, Renata Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Jefferson Veras
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Internet
Booktube
topic Leitura
Internet
Booktube
description Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-06T13:41:14Z
2019-06-06T13:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
identifier_str_mv SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028878515437568