Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496 |
Resumo: | Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet. |
id |
UFC-7_c1ff0c72b9b535b82dc90b124b23c2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42496 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internetLeituraInternetBooktubeTrata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet.Nunes, Jefferson VerasSouza, Renata Costa de2019-06-06T13:41:14Z2019-06-06T13:41:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T13:41:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42496Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:04.059202Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
title |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
spellingShingle |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet Souza, Renata Costa de Leitura Internet Booktube |
title_short |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
title_full |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
title_fullStr |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
title_full_unstemmed |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
title_sort |
Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet |
author |
Souza, Renata Costa de |
author_facet |
Souza, Renata Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Jefferson Veras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Internet Booktube |
topic |
Leitura Internet Booktube |
description |
Trata sobre leitura no contexto das redes sociais e na comunidade booktube. Apresenta conceitos de leitura, mediação da informação e da leitura, cultura digital, comunidades virtuais e booktube. Discute sobre a influência das comunidades literárias no YouTube no processo de formação dos leitores e no desenvolvimento de suas práticas nos canais. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizando como método a observação e a análise de conteúdo com o objetivo de analisar a influência do conteúdo literário no YouTube no processo de formação leitora e desenvolvimento de práticas de leitura dos booktubers. Foram analisadas falas extraídas e transcritas de material videográfico disponível no YouTube. Conclui-se que o booktube é uma comunidade que tem um grande potencial de incentivador da leitura, por constituir um lugar onde os leitores podem se expressar livremente, e onde pressupõe-se uma via de democratização da leitura a medida em que o acesso é cada vez mais ampliado e as diferentes formas de leitura são apresentadas, em distintos suportes, formatos e linguagens na cultura da internet. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-06T13:41:14Z 2019-06-06T13:41:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Renata Costa de. Booktube: incentivo à leitura e protagonismo do leitor na internet. 2018. 58f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028878515437568 |