O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341 |
Resumo: | Considerando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto. |
id |
UFU-5_dd84d90dd65786cbca20a3399a688a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/5341 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICOgêneros textuaispiadaensino de Língua PortuguesaConsiderando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise de material didáticoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341/7813Santos, Nágila Machado Pires dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/5341Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:25Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
title |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
spellingShingle |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO Santos, Nágila Machado Pires dos gêneros textuais piada ensino de Língua Portuguesa |
title_short |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
title_full |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
title_fullStr |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
title_full_unstemmed |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
title_sort |
O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO |
author |
Santos, Nágila Machado Pires dos |
author_facet |
Santos, Nágila Machado Pires dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nágila Machado Pires dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros textuais piada ensino de Língua Portuguesa |
topic |
gêneros textuais piada ensino de Língua Portuguesa |
description |
Considerando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Análise de material didático |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341/7813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537090662400 |