O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nágila Machado Pires dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341
Resumo: Considerando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto.
id UFU-5_dd84d90dd65786cbca20a3399a688a85
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/5341
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICOgêneros textuaispiadaensino de Língua PortuguesaConsiderando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise de material didáticoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341/7813Santos, Nágila Machado Pires dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/5341Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:25Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
title O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
Santos, Nágila Machado Pires dos
gêneros textuais
piada
ensino de Língua Portuguesa
title_short O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_full O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
title_sort O ESPAÇO DAS PIADAS NO LIVRO DIDÁTICO
author Santos, Nágila Machado Pires dos
author_facet Santos, Nágila Machado Pires dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nágila Machado Pires dos
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros textuais
piada
ensino de Língua Portuguesa
topic gêneros textuais
piada
ensino de Língua Portuguesa
description Considerando a teoria dos gêneros da escola de Genebra voltada para o ensino de língua materna e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com a diversidade de gêneros, este artigo busca verificar qual é o espaço destinado ao gênero piada em duas coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental utilizadas nas escolas da rede pública de Uberlândia - MG. Para a análise dessas duas coleções, consideramos o número de piadas que aparece em cada livro e como esse gênero foi tratado pelo material analisado. Com o intuito de verificar se o trabalho sobre o gênero em questão está de acordo com as orientações dos PCN e com a teoria de Dolz e Schneuwly (2004), atentamos para as atividades oferecidas pelo material. Após essa análise, fizemos uma divisão dos conteúdos trabalhados, o que resultou no tratamento de leitura, de produção de texto e de gramática. Essa divisão mostrou que os textos considerados como piada não são tratados pelo material analisado como gênero ou em consonância com a proposta dos PCN, uma vez que as atividades propostas se baseiam apenas na identificação e classificação de elementos retirados do texto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Análise de material didático
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/5341/7813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537090662400