Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Leila Minatti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339
Resumo: Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos.
id UNISUL-5_82a0e0dc0aa73cae61703eea3cd38978
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3339
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileirosHumorPiadaEnsino de espanhol.Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos.Editora Unisul2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/333910.19177/memorare.v2e4201566-79Revista Memorare; v. 2 n. 4 (2015): (set./dez, n. esp. VII SIMFOP); 66-792358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339/2376Copyright (c) 2015 Leila Minatti Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Leila Minatti2017-03-13T18:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3339Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-03-13T18:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
title Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
spellingShingle Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
Andrade, Leila Minatti
Humor
Piada
Ensino de espanhol.
title_short Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
title_full Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
title_fullStr Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
title_full_unstemmed Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
title_sort Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
author Andrade, Leila Minatti
author_facet Andrade, Leila Minatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Leila Minatti
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Piada
Ensino de espanhol.
topic Humor
Piada
Ensino de espanhol.
description Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339
10.19177/memorare.v2e4201566-79
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v2e4201566-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339/2376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Leila Minatti Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Leila Minatti Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 2 n. 4 (2015): (set./dez, n. esp. VII SIMFOP); 66-79
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335171792896