Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339 |
Resumo: | Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos. |
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Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileirosHumorPiadaEnsino de espanhol.Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos.Editora Unisul2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/333910.19177/memorare.v2e4201566-79Revista Memorare; v. 2 n. 4 (2015): (set./dez, n. esp. VII SIMFOP); 66-792358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3339/2376Copyright (c) 2015 Leila Minatti Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Leila Minatti2017-03-13T18:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3339Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-03-13T18:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos. |
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