VESTIDO DE NOIVA: A CONSTRUÇÃO DE UM MARCO NA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14717 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo não simples conclusões, mas, principalmente, as reflexões suscitadas ao longo de um ano de pesquisa. No percurso desta pesquisa vinculada ao projeto "Imagens e Palavras, Gestos e Sensações: Fragmentos do mundo contemporâneo recriados pela cena teatral do grupo TAPA (RJ/SP) - Caminhos possíveis para a interlocução entre Arte/Sociedade e História/Estética" fez com que nos debruçássemos sobre um objeto que se mostrou cada vez mais desafiador. A peça Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues surgiu apresentando-se desafiadora especialmente na tarefa de compreender o que essa peça representava desde sua estreia e qual seu papel na história do teatro brasileiro que faz com que ela seja trazida aos palcos A busca por compreender o autor como sujeito e crítico de seu próprio tempo histórico fora ponto de partida para que de antemão pudéssemos localizar em sua grande obra a peça que tomamos como objeto de pesquisa. Deparamo-nos com a necessidade de compreender a recorrência do discurso que apontava como marco inaugural do teatro moderno no Brasil, fazendo-se necessário ainda compreender que ideais convergiram para tal espetáculo, além do confronto com discursos destoantes dessa maioria. Nesse sentido foi imprescindível também analisar o texto, em suas características mais peculiares, bem como compreender a singularidade de determinados personagens. Assim o que encontraremos aqui serão os caminhos percorridos no processo de pesquisa, além, é claro, da exploração reflexiva de discussões que foram fundamentais para o trabalho que aqui se conclui num primeiro momento, dando margem para inúmeras outras reflexões acerca do tema. |
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