TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Rafaela Brito
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Resende, Miriam Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvol-vida junto ao Núcleo de Processos Biotecnológicos da Faculdade de Engenharia Química cujo objetivo geral é elaborar procedimentos de rotina para realizações de tratamentos de água em unidade piloto da FEQ/UFU. O tratamento de água foi estudado e foram realizados ensaios de bancadas a fim de se determinar a dosagem ótima e mínima e o pH ótimo de coagulante para o tratamento de água de fontes natural por meio de testes com agitadores. Foram testados três polímeros floculantes da marca Engeclean (CA 16, CA 18 e CA 20) e foi escolhido o melhor em sua dosagem ótima para as condições de operação. A melhor concentração da solução coagulante sulfato de alu-mínio também foi obtida por meio de testes de bancada. Os parâmetros utilizados para avalia-ção do desempenho de cada produto foram a análise visual de quantidade de flocos formados e tamanho dos mesmos, turbidez, pH e demanda química de oxigênio (DQO). Realizaram-se testes para verificar as melhores condições para a operação da Unidade de tratamento e das análises de rotina da água bruta e tratada para testar a eficiência do trata-mento na Unidade Piloto. Elaborou-se, ainda, um procedimento rápido de tratamento e análise de água para ser utilizado como prática da disciplina Laboratório de Engenharia Química II.
id UFU-5_ec65237d24798bec656fc950c09774bb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4086
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAISEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvol-vida junto ao Núcleo de Processos Biotecnológicos da Faculdade de Engenharia Química cujo objetivo geral é elaborar procedimentos de rotina para realizações de tratamentos de água em unidade piloto da FEQ/UFU. O tratamento de água foi estudado e foram realizados ensaios de bancadas a fim de se determinar a dosagem ótima e mínima e o pH ótimo de coagulante para o tratamento de água de fontes natural por meio de testes com agitadores. Foram testados três polímeros floculantes da marca Engeclean (CA 16, CA 18 e CA 20) e foi escolhido o melhor em sua dosagem ótima para as condições de operação. A melhor concentração da solução coagulante sulfato de alu-mínio também foi obtida por meio de testes de bancada. Os parâmetros utilizados para avalia-ção do desempenho de cada produto foram a análise visual de quantidade de flocos formados e tamanho dos mesmos, turbidez, pH e demanda química de oxigênio (DQO). Realizaram-se testes para verificar as melhores condições para a operação da Unidade de tratamento e das análises de rotina da água bruta e tratada para testar a eficiência do trata-mento na Unidade Piloto. Elaborou-se, ainda, um procedimento rápido de tratamento e análise de água para ser utilizado como prática da disciplina Laboratório de Engenharia Química II.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExperimentos não-oficiaisapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086/3042Portela, Rafaela BritoResende, Miriam Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4086Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:16Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
title TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
spellingShingle TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
Portela, Rafaela Brito
title_short TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
title_full TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
title_fullStr TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
title_full_unstemmed TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
title_sort TRATAMENTO DE aGUAS DE FONTES NATURAIS
author Portela, Rafaela Brito
author_facet Portela, Rafaela Brito
Resende, Miriam Maria
author_role author
author2 Resende, Miriam Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Rafaela Brito
Resende, Miriam Maria
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvol-vida junto ao Núcleo de Processos Biotecnológicos da Faculdade de Engenharia Química cujo objetivo geral é elaborar procedimentos de rotina para realizações de tratamentos de água em unidade piloto da FEQ/UFU. O tratamento de água foi estudado e foram realizados ensaios de bancadas a fim de se determinar a dosagem ótima e mínima e o pH ótimo de coagulante para o tratamento de água de fontes natural por meio de testes com agitadores. Foram testados três polímeros floculantes da marca Engeclean (CA 16, CA 18 e CA 20) e foi escolhido o melhor em sua dosagem ótima para as condições de operação. A melhor concentração da solução coagulante sulfato de alu-mínio também foi obtida por meio de testes de bancada. Os parâmetros utilizados para avalia-ção do desempenho de cada produto foram a análise visual de quantidade de flocos formados e tamanho dos mesmos, turbidez, pH e demanda química de oxigênio (DQO). Realizaram-se testes para verificar as melhores condições para a operação da Unidade de tratamento e das análises de rotina da água bruta e tratada para testar a eficiência do trata-mento na Unidade Piloto. Elaborou-se, ainda, um procedimento rápido de tratamento e análise de água para ser utilizado como prática da disciplina Laboratório de Engenharia Química II.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Experimentos não-oficiais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4086/3042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535772602368