A Avaliação dos Pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adriana Célia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114
Resumo: O estudo investiga os processos avaliativos no curso de Letras, especificamente a avaliação dos pares ou co-avaliação: trata-se da avaliação formativa onde os alunos atribuem notas aos colegas. De cunho etnográfico, através de questionários e entrevistas, esta pesquisa qualificativa é desenvolvida com os alunos do curso de Letras. Faz-se uma análise contrastiva com os estudiosos dessa área como Luckesi, Perrenoud, Hadji, Álvares Mendes, Jussara Hoffman, Celso Vasconcelos. Assim, investigamos a avaliação dos pares e seus possíveis efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Discutimos alguns questionamentos como: O aluno é capaz de se auto-avaliar e ainda avaliar o outro. É necessária a participação dos alunos na construção e gestão do processo de ensino-aprendizagem. O aluno é capaz de interagir como participante ativo do processo avaliativo. Qual a influência/interferência do professor nessa forma avaliativa. Qual o sentimento do aluno avaliado e do aluno avaliador. Pelos questionários e entrevistas procuramos verificar se o aluno, futuro professor, consegue manter um distanciamento ao atribuir nota a um colega. Como é /ou como deveria ser desenvolvida este tipo de avaliação. Dessa maneira, frente a um assunto pouco discutido, tenta-se criar uma concepção mais consciente nos docentes e discentes, do ato de avaliar como parte constitutiva do processo de construção do conhecimento.
id UFU-5_f67c161fdffb7a48562eb813010b1802
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8114
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A Avaliação dos Paresavaliaçãoparesensino-aprendizagemO estudo investiga os processos avaliativos no curso de Letras, especificamente a avaliação dos pares ou co-avaliação: trata-se da avaliação formativa onde os alunos atribuem notas aos colegas. De cunho etnográfico, através de questionários e entrevistas, esta pesquisa qualificativa é desenvolvida com os alunos do curso de Letras. Faz-se uma análise contrastiva com os estudiosos dessa área como Luckesi, Perrenoud, Hadji, Álvares Mendes, Jussara Hoffman, Celso Vasconcelos. Assim, investigamos a avaliação dos pares e seus possíveis efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Discutimos alguns questionamentos como: O aluno é capaz de se auto-avaliar e ainda avaliar o outro. É necessária a participação dos alunos na construção e gestão do processo de ensino-aprendizagem. O aluno é capaz de interagir como participante ativo do processo avaliativo. Qual a influência/interferência do professor nessa forma avaliativa. Qual o sentimento do aluno avaliado e do aluno avaliador. Pelos questionários e entrevistas procuramos verificar se o aluno, futuro professor, consegue manter um distanciamento ao atribuir nota a um colega. Como é /ou como deveria ser desenvolvida este tipo de avaliação. Dessa maneira, frente a um assunto pouco discutido, tenta-se criar uma concepção mais consciente nos docentes e discentes, do ato de avaliar como parte constitutiva do processo de construção do conhecimento.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114/7808Alves, Adriana Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T11:05:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8114Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-08T11:05:43Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação dos Pares
title A Avaliação dos Pares
spellingShingle A Avaliação dos Pares
Alves, Adriana Célia
avaliação
pares
ensino-aprendizagem
title_short A Avaliação dos Pares
title_full A Avaliação dos Pares
title_fullStr A Avaliação dos Pares
title_full_unstemmed A Avaliação dos Pares
title_sort A Avaliação dos Pares
author Alves, Adriana Célia
author_facet Alves, Adriana Célia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Adriana Célia
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação
pares
ensino-aprendizagem
topic avaliação
pares
ensino-aprendizagem
description O estudo investiga os processos avaliativos no curso de Letras, especificamente a avaliação dos pares ou co-avaliação: trata-se da avaliação formativa onde os alunos atribuem notas aos colegas. De cunho etnográfico, através de questionários e entrevistas, esta pesquisa qualificativa é desenvolvida com os alunos do curso de Letras. Faz-se uma análise contrastiva com os estudiosos dessa área como Luckesi, Perrenoud, Hadji, Álvares Mendes, Jussara Hoffman, Celso Vasconcelos. Assim, investigamos a avaliação dos pares e seus possíveis efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Discutimos alguns questionamentos como: O aluno é capaz de se auto-avaliar e ainda avaliar o outro. É necessária a participação dos alunos na construção e gestão do processo de ensino-aprendizagem. O aluno é capaz de interagir como participante ativo do processo avaliativo. Qual a influência/interferência do professor nessa forma avaliativa. Qual o sentimento do aluno avaliado e do aluno avaliador. Pelos questionários e entrevistas procuramos verificar se o aluno, futuro professor, consegue manter um distanciamento ao atribuir nota a um colega. Como é /ou como deveria ser desenvolvida este tipo de avaliação. Dessa maneira, frente a um assunto pouco discutido, tenta-se criar uma concepção mais consciente nos docentes e discentes, do ato de avaliar como parte constitutiva do processo de construção do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114/7808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537206005760