A Avaliação dos Pares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8114 |
Resumo: | O estudo investiga os processos avaliativos no curso de Letras, especificamente a avaliação dos pares ou co-avaliação: trata-se da avaliação formativa onde os alunos atribuem notas aos colegas. De cunho etnográfico, através de questionários e entrevistas, esta pesquisa qualificativa é desenvolvida com os alunos do curso de Letras. Faz-se uma análise contrastiva com os estudiosos dessa área como Luckesi, Perrenoud, Hadji, Ãlvares Mendes, Jussara Hoffman, Celso Vasconcelos. Assim, investigamos a avaliação dos pares e seus possíveis efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Discutimos alguns questionamentos como: O aluno é capaz de se auto-avaliar e ainda avaliar o outro. É necessária a participação dos alunos na construção e gestão do processo de ensino-aprendizagem. O aluno é capaz de interagir como participante ativo do processo avaliativo. Qual a influência/interferência do professor nessa forma avaliativa. Qual o sentimento do aluno avaliado e do aluno avaliador. Pelos questionários e entrevistas procuramos verificar se o aluno, futuro professor, consegue manter um distanciamento ao atribuir nota a um colega. Como é /ou como deveria ser desenvolvida este tipo de avaliação. Dessa maneira, frente a um assunto pouco discutido, tenta-se criar uma concepção mais consciente nos docentes e discentes, do ato de avaliar como parte constitutiva do processo de construção do conhecimento. |
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