Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumiero Cleps, Geisa Daise
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627
Resumo: Em meio à globalização da economia e a abertura dos mercados, o modelo de produção capitalista passa por uma etapa de reestruturação na qual impõe a sociedade, ao Estado e ao espaço, diversas e contínuas transformações que permitem a sua manutenção e expansão. Nesse contexto, o crescimento do setor terciário tem sido uma tendência mundial, evidenciada pela ampliação do trabalho autônomo, pelo aumento dos postos de trabalho das populações marginalizadas e pela diminuição da importância das atividades primárias para a macro-economia. As atividades econômicas informais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Seu crescimento deve-se, entre outras razões, às transformações sócio-econômicas resultantes da adoção de modelos flexíveis de gestão que se refletiram diretamente sobre o mercado de trabalho. Diante do aumento dos índices de desemprego e das baixas remunerações oferecidas no setor formal, a informalidade tem sido, na maioria das vezes, a única alternativa de trabalho para um expressivo contingente de mão-de-obra que se encontra fora dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho. A partir dessas considerações, este artigo tem como principal objetivo analisar a expansão da economia informal, com ênfase ao comércio informal, na cidade de Uberlândia (MG) e a (re) produção do espaço urbano. 
id UFU-6_4de8ae4446db7b684fc9360f1e945b5c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9627
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)Comércio informal e a produção do espaço urbano em Uberlândia (MG)Comércio informalespaço urbanosetor terciárioUberlândia (MG)Em meio à globalização da economia e a abertura dos mercados, o modelo de produção capitalista passa por uma etapa de reestruturação na qual impõe a sociedade, ao Estado e ao espaço, diversas e contínuas transformações que permitem a sua manutenção e expansão. Nesse contexto, o crescimento do setor terciário tem sido uma tendência mundial, evidenciada pela ampliação do trabalho autônomo, pelo aumento dos postos de trabalho das populações marginalizadas e pela diminuição da importância das atividades primárias para a macro-economia. As atividades econômicas informais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Seu crescimento deve-se, entre outras razões, às transformações sócio-econômicas resultantes da adoção de modelos flexíveis de gestão que se refletiram diretamente sobre o mercado de trabalho. Diante do aumento dos índices de desemprego e das baixas remunerações oferecidas no setor formal, a informalidade tem sido, na maioria das vezes, a única alternativa de trabalho para um expressivo contingente de mão-de-obra que se encontra fora dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho. A partir dessas considerações, este artigo tem como principal objetivo analisar a expansão da economia informal, com ênfase ao comércio informal, na cidade de Uberlândia (MG) e a (re) produção do espaço urbano. Universidade Federal de Uberlândia2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627Sociedade & Natureza; Vol. 21 No. 3 (2009)Sociedade & Natureza; v. 21 n. 3 (2009)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627/5788Copyright (c) 2010 Geisa Daise Gumiero Clepshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGumiero Cleps, Geisa Daise2022-12-14T14:20:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/9627Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2022-12-14T14:20:31Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
Comércio informal e a produção do espaço urbano em Uberlândia (MG)
title Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
spellingShingle Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
Gumiero Cleps, Geisa Daise
Comércio informal
espaço urbano
setor terciário
Uberlândia (MG)
title_short Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
title_full Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
title_fullStr Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
title_full_unstemmed Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
title_sort Informal trade and urban space production in Uberlândia (MG)
author Gumiero Cleps, Geisa Daise
author_facet Gumiero Cleps, Geisa Daise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumiero Cleps, Geisa Daise
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio informal
espaço urbano
setor terciário
Uberlândia (MG)
topic Comércio informal
espaço urbano
setor terciário
Uberlândia (MG)
description Em meio à globalização da economia e a abertura dos mercados, o modelo de produção capitalista passa por uma etapa de reestruturação na qual impõe a sociedade, ao Estado e ao espaço, diversas e contínuas transformações que permitem a sua manutenção e expansão. Nesse contexto, o crescimento do setor terciário tem sido uma tendência mundial, evidenciada pela ampliação do trabalho autônomo, pelo aumento dos postos de trabalho das populações marginalizadas e pela diminuição da importância das atividades primárias para a macro-economia. As atividades econômicas informais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Seu crescimento deve-se, entre outras razões, às transformações sócio-econômicas resultantes da adoção de modelos flexíveis de gestão que se refletiram diretamente sobre o mercado de trabalho. Diante do aumento dos índices de desemprego e das baixas remunerações oferecidas no setor formal, a informalidade tem sido, na maioria das vezes, a única alternativa de trabalho para um expressivo contingente de mão-de-obra que se encontra fora dos padrões exigidos pelo mercado de trabalho. A partir dessas considerações, este artigo tem como principal objetivo analisar a expansão da economia informal, com ênfase ao comércio informal, na cidade de Uberlândia (MG) e a (re) produção do espaço urbano. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9627/5788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Geisa Daise Gumiero Cleps
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Geisa Daise Gumiero Cleps
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 21 No. 3 (2009)
Sociedade & Natureza; v. 21 n. 3 (2009)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943978025484288