O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Cleilton Sampaio de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hygeia (Uberlândia)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395
Resumo: Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
id UFU-7_33e9afec9dd583b2e4f0a68a380935b1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26395
network_acronym_str UFU-7
network_name_str Hygeia (Uberlândia)
repository_id_str
spelling O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACREgeografiasaúdeensinoObjetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.Universidade Federal de Uberlândia2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/2639510.14393/Hygeia1026395Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 18 (2014): Junho ; 250 - 2631980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395/14868Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Cleilton Sampaio de2022-11-29T15:13:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26395Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-11-29T15:13:45Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
title O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
spellingShingle O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
Farias, Cleilton Sampaio de
geografia
saúde
ensino
title_short O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
title_full O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
title_fullStr O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
title_full_unstemmed O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
title_sort O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
author Farias, Cleilton Sampaio de
author_facet Farias, Cleilton Sampaio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Cleilton Sampaio de
dc.subject.por.fl_str_mv geografia
saúde
ensino
topic geografia
saúde
ensino
description Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395
10.14393/Hygeia1026395
url https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395
identifier_str_mv 10.14393/Hygeia1026395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395/14868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Farias
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Farias
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 18 (2014): Junho ; 250 - 263
1980-1726
reponame:Hygeia (Uberlândia)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Hygeia (Uberlândia)
collection Hygeia (Uberlândia)
repository.name.fl_str_mv Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv samuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br
_version_ 1799944282747961344