O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Hygeia (Uberlândia) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395 |
Resumo: | Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. |
id |
UFU-7_33e9afec9dd583b2e4f0a68a380935b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26395 |
network_acronym_str |
UFU-7 |
network_name_str |
Hygeia (Uberlândia) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACREgeografiasaúdeensinoObjetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde.Universidade Federal de Uberlândia2014-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/2639510.14393/Hygeia1026395Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 18 (2014): Junho ; 250 - 2631980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395/14868Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Cleilton Sampaio de2022-11-29T15:13:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26395Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-11-29T15:13:45Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
title |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
spellingShingle |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE Farias, Cleilton Sampaio de geografia saúde ensino |
title_short |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
title_full |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
title_fullStr |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
title_sort |
O ENSINO DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ACRE |
author |
Farias, Cleilton Sampaio de |
author_facet |
Farias, Cleilton Sampaio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Cleilton Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geografia saúde ensino |
topic |
geografia saúde ensino |
description |
Objetivou-se analisar o nível de conhecimentos dos alunos de geografia da Universidade Federal do Acre sobre a disciplina de geografia da saúde e inseri-la nos debates acadêmicos no estado do Acre. A coleta de dados ocorreu em um minicurso realizado na Semana Acadêmica do Curso de Geografia 2013, na Universidade Federal do Acre/UFAC. Utilizou-se duas formas de metodologia: a) diagnostico para analisar o conhecimento preexistente dos alunos e; b) avaliação posterior ao curso. No diagnóstico os elementos foram mensurados, em principio, por critérios qualitativos com base em entrevistas roteirizadas com perguntas abertas e fechadas, já na avaliação posterior utilizou-se a perspectiva quantitativa com base em questionário estruturado. Assim, percebeu-se que o conhecimento dos alunos sobre a temática ainda é muito incipiente: há ausência de componente curricular nos cursos de geografia e consequente inexistência de debates sobre o tema na universidade. O minicurso proporcionou um avanço sobre o conhecimento da temática e consolidou o aprendizado sobre o assunto, além de despertar nos participantes um olhar geográfico das doenças. Espera-se que essa associação espaço/doença possibilite a reflexão sobre os fatores determinantes das doenças dentre as características lugares e produza atitudes voltadas para a prevenção de doenças e promoção da saúde. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395 10.14393/Hygeia1026395 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395 |
identifier_str_mv |
10.14393/Hygeia1026395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/26395/14868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Farias info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cleilton Sampaio de Farias |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 10 n. 18 (2014): Junho ; 250 - 263 1980-1726 reponame:Hygeia (Uberlândia) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Hygeia (Uberlândia) |
collection |
Hygeia (Uberlândia) |
repository.name.fl_str_mv |
Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
samuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br |
_version_ |
1799944282747961344 |