AMBIENTE E PULMÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Grosso
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sant'Anna Neto, João Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hygeia (Uberlândia)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17031
Resumo: Um dos problemas contemporâneos, que mais preocupam a sociedade, são as grandes mudanças produzidas no meio ambiente pelas atividades do homem. O homem, ao modificar a paisagem local (surgimento de cidades e suas edificações), altera o complexo equilíbrio entre a superfície e a atmosfera. Dentre as principais causas das enfermidades da sociedade urbana está a questão da qualidade socioambiental. O processo adaptativo do homem à cidade, ao longo da história, implicou-se no aumento de casos de doenças crônicas, à medida em que as condições do ambiente, de forma cumulativa, degradaram-se. Com destaque nas últimas décadas, uma das formas de contaminação do meio ambiente, que vem crescendo, é a contaminação atmosférica urbana, ocasionada pela liberação de grande quantidade e variedade de substâncias, que são produzidas pelos diversos tipos de atividades humanas, e seus efeitos sob a saúde, com destaque para as doenças respiratórias. Um dos aparelhos do corpo humano, que tem maior relação com o meio ambiente, é o aparelho respiratório. Dada a grande quantidade de ar que o ser humano respira, qualquer modificação na composição do ar, ou mesmo em suas propriedades físicas (como a temperatura e umidade), pode constituir num verdadeiro problema para o indivíduo. Por fim, acredita-se que a descrição das condições de saúde da população, somadas à investigação de fatores determinantes das doenças e a avaliação do impacto de ações para alterar a situação de saúde, podem contribuir na avaliação e melhoria da qualidade de vida. Palavras-chave: geografia da saúde, ambiente, doenças respiratórias, saúde, poluição.
id UFU-7_4b39c28e296c4edbaab9e37aae62cf77
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17031
network_acronym_str UFU-7
network_name_str Hygeia (Uberlândia)
repository_id_str
spelling AMBIENTE E PULMÃOgeografia da saúdeambientedoenças respiratóriassaúdepoluiçãoUm dos problemas contemporâneos, que mais preocupam a sociedade, são as grandes mudanças produzidas no meio ambiente pelas atividades do homem. O homem, ao modificar a paisagem local (surgimento de cidades e suas edificações), altera o complexo equilíbrio entre a superfície e a atmosfera. Dentre as principais causas das enfermidades da sociedade urbana está a questão da qualidade socioambiental. O processo adaptativo do homem à cidade, ao longo da história, implicou-se no aumento de casos de doenças crônicas, à medida em que as condições do ambiente, de forma cumulativa, degradaram-se. Com destaque nas últimas décadas, uma das formas de contaminação do meio ambiente, que vem crescendo, é a contaminação atmosférica urbana, ocasionada pela liberação de grande quantidade e variedade de substâncias, que são produzidas pelos diversos tipos de atividades humanas, e seus efeitos sob a saúde, com destaque para as doenças respiratórias. Um dos aparelhos do corpo humano, que tem maior relação com o meio ambiente, é o aparelho respiratório. Dada a grande quantidade de ar que o ser humano respira, qualquer modificação na composição do ar, ou mesmo em suas propriedades físicas (como a temperatura e umidade), pode constituir num verdadeiro problema para o indivíduo. Por fim, acredita-se que a descrição das condições de saúde da população, somadas à investigação de fatores determinantes das doenças e a avaliação do impacto de ações para alterar a situação de saúde, podem contribuir na avaliação e melhoria da qualidade de vida. Palavras-chave: geografia da saúde, ambiente, doenças respiratórias, saúde, poluição.Universidade Federal de Uberlândia2011-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/1703110.14393/Hygeia717031Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 7 n. 12 (2011): Junho; 31 - 451980-1726reponame:Hygeia (Uberlândia)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17031/9391Copyright (c) 2022 Camila Grosso Souza, João Lima Sant'Anna Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Camila GrossoSant'Anna Neto, João Lima2022-11-30T15:07:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17031Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/hygeiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/hygeia/oaisamuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br1980-17261980-1726opendoar:2022-11-30T15:07:15Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTE E PULMÃO
title AMBIENTE E PULMÃO
spellingShingle AMBIENTE E PULMÃO
Souza, Camila Grosso
geografia da saúde
ambiente
doenças respiratórias
saúde
poluição
title_short AMBIENTE E PULMÃO
title_full AMBIENTE E PULMÃO
title_fullStr AMBIENTE E PULMÃO
title_full_unstemmed AMBIENTE E PULMÃO
title_sort AMBIENTE E PULMÃO
author Souza, Camila Grosso
author_facet Souza, Camila Grosso
Sant'Anna Neto, João Lima
author_role author
author2 Sant'Anna Neto, João Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Camila Grosso
Sant'Anna Neto, João Lima
dc.subject.por.fl_str_mv geografia da saúde
ambiente
doenças respiratórias
saúde
poluição
topic geografia da saúde
ambiente
doenças respiratórias
saúde
poluição
description Um dos problemas contemporâneos, que mais preocupam a sociedade, são as grandes mudanças produzidas no meio ambiente pelas atividades do homem. O homem, ao modificar a paisagem local (surgimento de cidades e suas edificações), altera o complexo equilíbrio entre a superfície e a atmosfera. Dentre as principais causas das enfermidades da sociedade urbana está a questão da qualidade socioambiental. O processo adaptativo do homem à cidade, ao longo da história, implicou-se no aumento de casos de doenças crônicas, à medida em que as condições do ambiente, de forma cumulativa, degradaram-se. Com destaque nas últimas décadas, uma das formas de contaminação do meio ambiente, que vem crescendo, é a contaminação atmosférica urbana, ocasionada pela liberação de grande quantidade e variedade de substâncias, que são produzidas pelos diversos tipos de atividades humanas, e seus efeitos sob a saúde, com destaque para as doenças respiratórias. Um dos aparelhos do corpo humano, que tem maior relação com o meio ambiente, é o aparelho respiratório. Dada a grande quantidade de ar que o ser humano respira, qualquer modificação na composição do ar, ou mesmo em suas propriedades físicas (como a temperatura e umidade), pode constituir num verdadeiro problema para o indivíduo. Por fim, acredita-se que a descrição das condições de saúde da população, somadas à investigação de fatores determinantes das doenças e a avaliação do impacto de ações para alterar a situação de saúde, podem contribuir na avaliação e melhoria da qualidade de vida. Palavras-chave: geografia da saúde, ambiente, doenças respiratórias, saúde, poluição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17031
10.14393/Hygeia717031
url https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17031
identifier_str_mv 10.14393/Hygeia717031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/17031/9391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Camila Grosso Souza, João Lima Sant'Anna Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Camila Grosso Souza, João Lima Sant'Anna Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde; v. 7 n. 12 (2011): Junho; 31 - 45
1980-1726
reponame:Hygeia (Uberlândia)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Hygeia (Uberlândia)
collection Hygeia (Uberlândia)
repository.name.fl_str_mv Hygeia (Uberlândia) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv samuel@ufu.br||flavia.santos@ufu.br
_version_ 1799944282204798976