A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36496 |
Resumo: | O presente trabalho descreve e analisa a importância da utilização de grupos focais como ferramenta metodológica em pesquisas de Educação Ambiental e como essa técnica permitiu que discussões; trocas de experiências e compreensões de meio ambiente e Educação Ambiental aparecessem com base na interação entre os alunos participantes do projeto Escola Ecológica em Rede. O artigo menciona o uso de fotografias como dispositivo de fazer falar, possibilitando que o sujeito seja conduzido a produzir novas linguagens e a descrever sensações e sentimentos sobre aquilo que a fotografia representa. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, sendo realizada no ano de 2013 em três escolas municipais de Uberaba/MG. PALAVRAS-CHAVE: Grupo focal. Educação Ambiental. Fotografia. |
id |
UFU-8_524ab48b21517d5e99e67b031353db9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36496 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG)O presente trabalho descreve e analisa a importância da utilização de grupos focais como ferramenta metodológica em pesquisas de Educação Ambiental e como essa técnica permitiu que discussões; trocas de experiências e compreensões de meio ambiente e Educação Ambiental aparecessem com base na interação entre os alunos participantes do projeto Escola Ecológica em Rede. O artigo menciona o uso de fotografias como dispositivo de fazer falar, possibilitando que o sujeito seja conduzido a produzir novas linguagens e a descrever sensações e sentimentos sobre aquilo que a fotografia representa. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, sendo realizada no ano de 2013 em três escolas municipais de Uberaba/MG. PALAVRAS-CHAVE: Grupo focal. Educação Ambiental. Fotografia. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3649610.14393/ER-v23n2a2016-7Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-477Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-477Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-4771983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36496/19250Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessEstevinho Guido, Lúcia de FátimaCosta, Emylia Angélica Da2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36496Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
title |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
spellingShingle |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) Estevinho Guido, Lúcia de Fátima |
title_short |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
title_full |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
title_fullStr |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
title_full_unstemmed |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
title_sort |
A utilização do grupo focal em pesquisa de educação ambiental como estratégia metodológica qualitativa: uma análise do projeto escola ecológica em rede (Uberaba/MG) / The use focus group resarch in environmetal education and qualitative methodological strategy: an analusis of the school ecological network project (Uberaba/MG) |
author |
Estevinho Guido, Lúcia de Fátima |
author_facet |
Estevinho Guido, Lúcia de Fátima Costa, Emylia Angélica Da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Emylia Angélica Da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevinho Guido, Lúcia de Fátima Costa, Emylia Angélica Da |
description |
O presente trabalho descreve e analisa a importância da utilização de grupos focais como ferramenta metodológica em pesquisas de Educação Ambiental e como essa técnica permitiu que discussões; trocas de experiências e compreensões de meio ambiente e Educação Ambiental aparecessem com base na interação entre os alunos participantes do projeto Escola Ecológica em Rede. O artigo menciona o uso de fotografias como dispositivo de fazer falar, possibilitando que o sujeito seja conduzido a produzir novas linguagens e a descrever sensações e sentimentos sobre aquilo que a fotografia representa. A pesquisa possui caráter qualitativo exploratório, sendo realizada no ano de 2013 em três escolas municipais de Uberaba/MG. PALAVRAS-CHAVE: Grupo focal. Educação Ambiental. Fotografia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36496 10.14393/ER-v23n2a2016-7 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36496 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v23n2a2016-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36496/19250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-477 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-477 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 460-477 1983-1730 0104-3757 10.14393/ER-v23n2a2016-0 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944221331816448 |