Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pederiva, Patrícia Lima Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Stefany Caroline Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/30692
Resumo: This paper examines the problem of so-called “learning disabilities”, that entered our classrooms and, since its inception, as well as the medicalization became part of our lives. It also examines what the labels can cause in the lives of people with some kind of disability and discuss how the teacher can work the potential of the students aiming their integral development, general purpose of the article. For this, was utilized Vygotsky as main reference, among others.
id UFU-8_891e87786cf9bd6d9020b0692fca0667
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30692
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive educationDificuldades na aprendizagemDiagnósticosPossibilidadesLearning disabilitiesDiagnosisPossibilitiesThis paper examines the problem of so-called “learning disabilities”, that entered our classrooms and, since its inception, as well as the medicalization became part of our lives. It also examines what the labels can cause in the lives of people with some kind of disability and discuss how the teacher can work the potential of the students aiming their integral development, general purpose of the article. For this, was utilized Vygotsky as main reference, among others.O presente trabalho analisa o problema das chamadas “dificuldades de aprendizagem”, que adentraram as nossas salas de aula e, desde sua origem, assim como a medicalização, passaram a fazer parte das nossas vidas. Analisa também o que os rótulos causam na vida de pessoas com algum tipo de deficiência, e discute como o professor pode trabalhar as potencialidades dos educandos visando ao seu desenvolvimento integral, que é o objetivo do artigo. Para isso, utiliza Vigotski como principal referencial, entre outros. A pesquisa possui caráter qualitativo e usou a observação participante como instrumento metodológico em uma escola da rede pública de Brasília.Universidade Federal de Uberlândia2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3069210.14393/ER-v22n1a2015-4 Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-34Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-34Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-341983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/30692/16758Copyright (c) 2015 Ensino em Re-Vistahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPederiva, Patrícia Lima Martins Silva, Stefany Caroline Melo 2022-12-07T22:04:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30692Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2022-12-07T22:04:34Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
title Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
spellingShingle Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
Pederiva, Patrícia Lima Martins
Dificuldades na aprendizagem
Diagnósticos
Possibilidades
Learning disabilities
Diagnosis
Possibilities
title_short Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
title_full Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
title_fullStr Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
title_full_unstemmed Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
title_sort Desmascarando dificuldades de aprendizagem: o papel social da escola para uma educação não excludente / Revealing learning difficulties: the social role of school for an not exclusive education
author Pederiva, Patrícia Lima Martins
author_facet Pederiva, Patrícia Lima Martins
Silva, Stefany Caroline Melo
author_role author
author2 Silva, Stefany Caroline Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pederiva, Patrícia Lima Martins
Silva, Stefany Caroline Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem
Diagnósticos
Possibilidades
Learning disabilities
Diagnosis
Possibilities
topic Dificuldades na aprendizagem
Diagnósticos
Possibilidades
Learning disabilities
Diagnosis
Possibilities
description This paper examines the problem of so-called “learning disabilities”, that entered our classrooms and, since its inception, as well as the medicalization became part of our lives. It also examines what the labels can cause in the lives of people with some kind of disability and discuss how the teacher can work the potential of the students aiming their integral development, general purpose of the article. For this, was utilized Vygotsky as main reference, among others.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/30692
10.14393/ER-v22n1a2015-4
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/30692
identifier_str_mv 10.14393/ER-v22n1a2015-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/30692/16758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Ensino em Re-Vista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Ensino em Re-Vista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-34
Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-34
Ensino em Re-Vista; 2015: V. 22, N. 1 (jan./jun. 2015); 25-34
1983-1730
0104-3757
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944218817331200